GOVERNO DE MATO GROSSO

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT
Rua Jornalista Amaro Figueiredo Falcão nº 503 Bairro: CPA 1 Cuiabá -MT

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Beto Dois a Um propõe criação de Comenda Silva Freire de Literatura

O deputado estadual Beto Dois a Um (União Brasil), juntamente com o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (União Brasil), propuseram na manhã desta quarta-feira (13.11), em plenário, a criação da Comenda Benedito Sant’Anna da Silva Freire de Literatura.
A iniciativa, caso aprovada pela Comissão de Mérito da ALMT e Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), vai condecorar escritores mato-grossenses e também aqueles que produzem literatura em Mato Grosso há pelo menos dez anos.
“Pensando na enorme relevância desse extraordinário poeta mato-grossense, e como forma de agradecimento e incentivo à literatura produzida em Mato Grosso, pensamos na criação dessa comenda que leva o nome de Silva Freire. Uma justa homenagem a esse que é, sem dúvidas, um dos maiores expoentes da cultura de Mato Grosso”, destaca Beto Dois a Um.
Nascido na região das usinas de cana de açúcar, em Santo Antônio do Leverger, Silva Freire era jurista, jornalista, professor da Universidade Federal de Mato Grosso, escritor e poeta. Criou em parceria com Wladimir Dias-Pino, o Intensivismo, único e exclusivo movimento literário fundado em Mato Grosso e que se espalhou pelo Brasil e América Latina.
“Beto Dois a Um é muito sensível à cultura, ele percebe como ninguém a construção da nova identidade mato-grossense que se fixa de maneira eterna por meio dos livros de qualidade que estão sendo publicados hoje. Uma comenda especificamente literária é a verdadeira compreensão do legislativo frente a dimensão e volume da construção literária de Mato Grosso. Aqui é terra de Manoel de Barros, Dom Aquino, José de Mesquita, mas também é um lugar de arte pujante todo tempo. Temos hoje uma geração que produz com muita qualidade e regularidade. A literatura é o segmento artístico mato-grossense que está pronto para o mercado literário, notificação legislativa e conhecimento nacional”, analisa Luciene Carvalho, presidente da Academia Mato-grossense de Letras.
Para o deputado Eduardo Botelho, a criação dessa comenda é uma forma de reconhecer a importância de Silva Freire, mas também uma oportunidade de incentivo à nova geração de escritores.
“Silva Freire é um dos mais importantes nomes da literatura mato-grossense, e a criação dessa comenda é uma forma de reconhecer sua genialidade, perpetuando sua importância para a cultura do nosso estado, além de incentivar novas gerações de escritores. Silva Freire, é uma grande inspiração para escritores, mas também é um exemplo de cidadão apaixonado pela cultura de Mato Grosso”, destaca o parlamentar.
Protásio de Morais/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa página: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos