O nome de Mateus Simões, vice-governador, também foi tido como certo para suceder Zema no governo estadual. Em Encontro de Lideranças do Partido Novo, em Atibaia, cidade do interior de São Paulo, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, foi tratado como o nome da legenda para concorrer à presidência da República em 2026. Em vídeos publicados nas redes sociais, um deles, inclusive, compartilhado por Zema nos stories do Instagram, é possível ver uma multidão gritando "Brasil para frente, Zema presidente". O encontro durou três dias, de quinta-feira (21 de novembro) a sábado (23 de novembro a noite). Zema, entretanto, participou apenas no encerramento do evento, no sábado a tarde. Antes, ele estava em Florianópolis para a 12ª reunião do Consórcio de Integração do Sul e Sudeste (Cosud). O governador foi um dos últimos palestrantes do encontro do Novo em São Paulo.
Segundo informações compartilhadas pelo próprio partido em seu site, o encontro tinha como principal objetivo discutir os novos mandatos da legenda e planos para as eleições gerais de 2026. O vice-governador Mateus Simões, inclusive, também foi indicado durante o evento como o nome escolhido para disputar o governo de Minas Gerais e suceder Zema.
Simões foi um dos palestrantes do evento, responsável por falar sobre o "DNA do Novo", na manhã de sexta-feira (22 de novembro). Na tarde de sábado, Zema subiu ao paulco para falar sobre "os caminhos para 2026", ao lado do deputado federal do Rio Grande do Sul, Marcel Van Hattem.
A reportagem procurou o presidente estadual do Novo, Christopher Laguna, para questionar se o nome de Zema para a presidência da República em 2026 é oficial, mas não teve retorno.
Zema como nome da direita em 2026
O nome do governador de Minas Gerais tem sido ventilado como possível representante da direita em 2026 na disputa pela presidência da República desde que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), se tornou inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em meados de 2023. Além de Zema, o governador de São Paulo Tarcísio Freitas (Republicanos) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) também têm sido apontados como possível sucessores do ex-presidente.
Em setembro de 2024, Romeu Zema (Novo), afirmou que vai participar ativamente das eleições de 2026 e não descartou concorrer ao cargo de presidente da República no próximo pleito geral. Durante evento e Belo Horizonte, Zema explicou que faz parte de um grupo político com outros governadores de direita e centro-direita, como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), que está empenhado em encontrar um nome viável do campo político para as próximas eleições.
Mariana Cavalcanti/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa página: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
Nenhum comentário:
Postar um comentário