GOVERNO DE MATO GROSSO

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT
Rua Jornalista Amaro Figueiredo Falcão nº 503 Bairro: CPA 1 Cuiabá -MT

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Lei do Dr. Eugênio reforça luta de escritores, editores e professores para popularização da leitura em MT

Escritores, editores e professores somaram-se ao mandato do deputado Dr. Eugênio de Paiva (PSB) para auxiliar na popularização da leitura de livros de autores mato-grossenses. Um grupo do segmento, com representação da Academia Mato-grossense de Letras (AML), do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT) e editoras estiveram no gabinete dele na quarta-feira (6/11) para agradecer a atuação do Deputado do Araguaia na elaboração de leis sobre o assunto.
O deputado é autor da legislação sobre o Programa Estadual de Incentivo à Leitura de Livros de Autores Mato-grossenses (Leis Nº 12.689/2024 e 11.419/2021) que normatizam o tema. A AML e o IHGMT auxiliaram no aperfeiçoamento da lei. Os escritores e editores entregaram livros e coleção de publicações ao deputado.
Dr. Eugênio e os presentes à reunião firmaram compromisso em manter reuniões periódicas e mobilizar a sociedade, escolas e Governo do Estado para colocar em prática os objetivos da lei com destinação de recursos. “A lei chega em uma hora muito importante. Agora, escritores, editoras e autores independentes se reuniram para ver como essa lei poderia ser sistematizada e quais os critérios”, avaliou a professora, historiadora e escritora Elizabeth Madureira Siqueira após a reunião. Ela é ex-presidente do IHGMT.
“O grupo que se reúne com o deputado Dr. Eugênio vai se manter como apoio à sistematização dessa lei que vai beneficiar alunos da educação básica, ensino médio ou universitário”, diz. “Fizemos um protocolo de apoio ao gabinete do deputado para auxiliar nas ações”, completou a historiadora Elizabeth. “Nossa reunião com os escritores e editores foi um bate-papo bacana e produtivo. Tenho certeza que saímos dali com um objetivo muito determinado”, avaliou o Deputado do Araguaia.
Recurso para lei virar realidade
Dr. Eugênio afirmou que para tirar a lei do papel e colocar em prática é necessário a destinação de recurso para incentivar a leitura dos livros de autores mato-grossenses. “Nós precisamos agora é fazer com que essa lei vire uma realidade. Já falei com minha assessora técnica que colocasse na Lei Orçamentária Anual, a LOA, os recursos para que o Governo do Estado possa adquirir esses livros”, recomendou o deputado na sessão de quarta-feira (6/11).
O deputado sugeriu aos seus colegas da Assembleia Legislativa que avaliem a lei e destinem recursos das emendas parlamentares para auxiliar na melhoria da educação e cultura.
“Eu sugeri à Maria Teresa, que está coordenando a ação, para que nós possamos ir no gabinete de todos os deputados e fazer com que cada colega deputado compre essa ideia e destinem suas emendas individuais e determinem quais em municípios devem chegar essas obras às escolas públicas e privadas do Estado”, reforçou sobre a importância da política pública. A Lei Orçamentária de 2025 está em tramitação na Assembleia Legislativa e deve ser aprovada antes do recesso do fim de ano.
Acesso a livros e autoresescritores 5
A editora da Entrelinhas, Maria Teresa Carracedo, explica que a ação de mobilizar os profissionais do segmento, como escritores e editores, é uma forma da população ter mais acesso a livros e leitura. “Essa lei do Dr. Eugênio é um presente aos autores e editores de Mato Grosso. Vai atender, se aplicada, a população mato-grossense. Que infelizmente, até o presente momento, tem pouco acesso à produção dos autores nas diversas áreas”, lamentou.
“A lei do Dr. Eugênio, com a expectativa na implantação, vem colaborar, junto com o Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PELLLB), para que possamos levar essas produções dos autores na área didática, artística, cultural e literária para que todo mato-grossense tenha acesso às obras”, diz sobre impacto da lei e mobilização do segmento.
Leitura para formação humana
Com 32 anos como professora na educação básica, ensino médio e universitário, a escritora Marta Cocco estende mais ainda sobre a mobilização do segmento a favor da produção e consumo de livro e leitura de autores de Mato Grosso. “A leitura pode desenvolver uma sociedade e acreditamos nisso. A experiência tem demonstrado como é importante esse movimento que tem sido feito por várias pessoas e instituições em favor do livro e da leitura”, afirma sobre a luta de escritores, editores e professores.
Ela ainda acrescenta outros efeitos da leitura de autores locais. “A leitura é uma atividade cerebral importantíssima para todos os alunos. Ela exercita o cérebro e melhora a qualidade da formação, não só profissional e técnica. Mas também a formação humana”, resume o ato de ler.
“Todo meu trabalho na educação básica e depois na universidade, o meu maior objetivo sempre foi formar leitores. Porque eu também como estudante e pessoa, sei como a leitura foi importante na minha vida, transformadora, importante como companhia em momentos importantes e desenvolve a pessoa”, descreve Marta Cocco.
Participaram da reunião também a poeta, professora e bióloga Lucinda Persona; o artista Caio Ribeiro; editor da Editora Sustentável, fotógrafo e designer gráfico Téo de Miranda; a artista Daniela Monteiro; o escritor e editor Lucas Budoia Mattos; a jornalista, empresária e ex-presidente da Academia Mato-grossense de Letras, Sueli Batista; o jornalista, escritor e fotógrafo Protásio de Morais; e a artista e bióloga Ruth Albernaz.
Dr. Eugênio - O Deputado do Araguaia
Assessoria/Caminho Político
Fotos Diogo Palomares
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa página: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos