GOVERNO DE MATO GROSSO

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT
Rua Jornalista Amaro Figueiredo Falcão nº 503 Bairro: CPA 1 Cuiabá -MT

sábado, 2 de novembro de 2024

Panamá vai multar imigrantes a caminho dos EUA

Valor pode chegar a 5 mil dólares. País é rota obrigatória para imigrantes da América do Sul que viajam por terra, atravessando a selva de Darién. O presidente do Panamá, José Raúl Mulino, anunciou nesta quinta-feira (31/10) que punirá com multa de até 5 mil dólares (R$ 29,1 mil) imigrantes irregulares a caminho dos Estados Unidos.
O país da América Central é rota obrigatória para quem sai da América do Sul por terra rumo aos EUA. O trajeto atravessa a perigosa selva de Darién, que liga a Colômbia ao Panamá. Por ali passaram só em 2023 mais de 520 mil imigrantes ilegais. Mais da metade eram venezuelanos, mas há também colombianos, equatorianos, haitianos, chineses e até mesmo brasileiros.
A multa, segundo Mulino, vale para todos que entrarem no país "violando os postos de controle migratório terrestres, aéreos ou marítimos", e vai variar entre 1 mil e 5 mil dólares, a depender da "gravidade da infração".
Na semana passada, numa tentativa de conter o fluxo de pessoas que chegam pela selva de Darién, o governo panamenho publicou um decreto que eleva as multas a imigrantes. Pelo texto, quem não pagar a multa não poderá sair do país e, caso não tenha condições de quitar a dívida, será deportado.
Travessia perigosa
A travessia da selva de Darién é repleta de perigos: além dos rios caudalosos e animais selvagens, os imigrantes também estão expostos à ação de grupos criminosos.
Alguns dos que conseguem atravessá-la chegam feridos e sem dinheiro aos postos de controle panamenhos, antes de continuar até a fronteira com a Costa Rica.
Até agora neste ano, mais de 280 mil pessoas chegaram ao Panamá por Darién, segundo dados do governo – 37% a menos que no mesmo período de 2023.
O governo panamenho lançou um programa, financiado pelos EUA, para deportar esses imigrantes. A imigração é um dos principais temas da campanha da eleição americana, na próxima terça-feira (05/11).
Até agora, mais de mil imigrantes foram deportados sob o plano – que não vale para venezuelanos, já que Caracas proibiu aeronaves panamenhas em seu território, em resposta aos questionamentos do Panamá à reeleição controversa de Nicolás Maduro.
ra (AFP, ots)Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa página: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos