GOVERNO DE MATO GROSSO

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT
Rua Jornalista Amaro Figueiredo Falcão nº 503 Bairro: CPA 1 Cuiabá -MT

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Rio de Janeiro se prepara para receber G20 com feriado, interdições e até operação militar

Cidade receberá três grandes eventos entre dias 14 e 19 de novembro: Urban 20 (U20), G20 Social e Cúpula dos Líderes do G20. Com uma série de interdições pela cidade, feriado decretado e até operação das Forças Armadas, o Rio de Janeiro se prepara para receber nos próximos dias eventos relacionados ao G20. A capital fluminense será a sede de encontros de líderes, enquanto o Brasil é o presidente do grupo neste ano. A cidade receberá três grandes eventos entre os dias 14 e 19 de novembro: o Urban 20 (U20), o G20 Social e a Cúpula dos Líderes do G20.
Os dois primeiros encontros devem atrair cerca de 40 mil pessoas por dia ao Complexo Mauá, na área portuária, de 14 a 17 de novembro. Nos dias 18 e 19, são aguardadas 55 delegações, de 40 países e de 15 organismos internacionais, no Museu de Arte Moderna (MAM).
Como fica a cidade?
O Complexo G20 inclui as principais áreas de circulação de autoridades e delegações, abrangendo o Aeroporto Santos Dumont, o Museu de Arte Moderna (MAM), o Vivo Rio, a Marina da Glória, a FGV, o Monumento a Estácio de Sá e a orla da Zona Sul, onde está a maioria dos hotéis em que se hospedarão líderes e delegações.
O Santos Dumont será fechado em 18 e 19 de novembro, em razão da Cúpula. As operações comerciais programadas para o terminal poderão ser redirecionadas para o Aeroporto do Galeão, de acordo com as diretrizes operacionais das companhias aéreas e a capacidade operacional daquele aeroporto.
Outra das mudanças é a não abertura das áreas de lazer do Parque do Flamengo e na orla das praias do Leme ao Leblon, nos dias 15, 17, 18, 19 e 20 de novembro.
A Prefeitura do Rio também anunciou intervenções na área ao redor do MAM, sede da Cúpula. Foram mapeados 12 pontos neste entorno: nove áreas de bloqueio com gradil, nove áreas de bloqueio de trânsito e quatro pontos de controle de acesso.
Para atender às necessidades de mobilização das delegações, nos dias 17, 18 e 19 de novembro, o Aterro do Flamengo terá o fechamento ao trânsito de veículos em geral, com circulação exclusiva para comitivas e os relacionados ao evento.
Haverá gradeamento contínuo entre o Monumento a Estácio de Sá e o Trevo dos Estudantes, além de restrições à circulação de pedestres. A travessia ao Parque do Flamengo será permitida apenas pelas passagens subterrâneas, com as passarelas fechadas, e serão instalados 35 pontos de bloqueio.
Vai ter feriado?
Em maio deste ano, foi publicada lei no Rio que decreta os dias 18 e 19 de novembro de 2024 como feriados no município.
Nem todos os estabelecimentos terão feriado. Continuarão funcionando, por exemplo, o comércio de rua, bares e restaurantes; padarias; hotéis, hospedarias e pousadas; shoppings centers, centros e galerias comerciais; estabelecimentos culturais, como teatros, cinemas e bibliotecas; pontos turísticos, entre outras.
Os trabalhadores dos seguintes serviços essenciais não terão feriado: serviços de saúde, públicos ou privados; segurança privada; transporte público; coleta de lixo e limpeza urbana; serviços funerários e estabelecimentos atacadistas.
Lula decreta GLO
O presidente Lula da Silva (PT), decretou, no dia 8 de novembro, o emprego de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) entre os dias 14 e 21 de novembro no Rio de Janeiro, para realização do G20.
Esse decreto autoriza o uso das Forças Armadas para substituir a falta de policiais e outros agentes de segurança em situações de grave “perturbação da ordem”. O principal objetivo é proteger a população e garantir o funcionamento adequado das instituições.
O Palácio do Planalto afirmou, em nota, que o uso das Forças Armadas será importante para a “proteção das delegações, garantindo que o Brasil ofereça um ambiente seguro para todos os envolvidos”.
As áreas de ação da GLO serão:
Perímetro externo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, da Marina da Glória e do Monumento a Estácio de Sá;
Locais de hospedagem das delegações dos Chefes de Estado;
Vias de ida e volta das comitivas, entre os locais de hospedagem e o Museu de Arte Moderna, compreendidas as vias da zona sul e da zona oeste utilizadas no percurso;
Vias de chegada e saída entre o Aeroporto Internacional Tom Jobim e os locais de hospedagem, compreendidas a extensão da Rodovia Governador Carlos Lacerda (Linha Amarela), da Via Expressa Presidente João Goulart (Linha Vermelha) e das demais vias da zona sul e da zona oeste utilizadas no percurso;
Perímetro externo do Aeroporto Internacional Tom Jobim, incluídos os terminais de embarque e desembarque de passageiros, a Avenida 20 de Janeiro e a Estrada do Galeão, desde o Hospital da Força Aérea do Galeão até o entroncamento com a Linha Vermelha, e da Linha Vermelha até o seu cruzamento com a Linha Amarela;
Águas jurisdicionais brasileiras de interesse da Cúpula de Líderes do G20, incluídas as águas interiores, em articulação com a Polícia Federal.
Cronograma dos eventos
Ao longo dos dias do evento, o Complexo Mauá na região portuária terá um cronograma de eventos que vão desde palestras e reuniões a shows abertos ao público e gratuitos no fim da tarde. Nos dias 14 a 16 de novembro, o G20 Social será sediado no Espaço Kobra.
Danilo Moliterno/Fernando Nakagawa/Pedro Zanattada/CNN
no Rio de Janeiro/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa página: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos