Com o posicionamento do CEO do Carrefour da França, Alexandre Bompard, que anunciou a suspensão da compra de carne proveniente do Mercosul – em que inclui o Brasil, o deputado estadual Thiago Silva (MDB) repudiou a postura da direção da companhia. O motivo deve-se ao desmerecimento com a produção agropecuária brasileira, em especial do estado de Mato Grosso, que desempenha um papel importante no setor. “É lamentável a postura adotada pelo representante do Carrefour da França, que acata as alegações de agricultores franceses que acusam os produtores do Mercosul de não seguirem as normas ambientais – desmerecendo a eficiência produtiva que existe no Brasil e demais países do bloco econômico. Acredito que o desconforto real da França, são as vantagens competitivas existentes em nosso país, principalmente por ser o maior exportador mundial de carne bovina e de aves e da nossa capacidade produtiva. Além disso, Mato Grosso é um dos estados que detém um dos maiores rebanhos bovinos do país. Não vamos permitir essas acusações infundadas contra os nossos produtores e a qualidade da carne brasileira”, indignou o parlamentar.
Thiago Silva enfatizou que uma das preocupações é a decisão do Carrefour da França refletir negativamente em outros países e prejudicar os negócios do país. Ele reconhece que o mercado global é amplo e a companhia francesa está sendo incoerente, pois não segue os princípios do livre mercado e da cooperação internacional e espera que essa decisão não interfira nas oportunidades de exportação do Brasil para outros países e empresas que valorizam a produção brasileira. “A diretoria desta rede varejista, não pensou nos impactos no Carrefour do Brasil, que já sofrem as consequências no mercado nacional, com frigoríficos interrompendo o fornecimento de carnes em resposta ao boicote do Carrefour da França contra a produção dos países do Mercosul”, disse o deputado.
O Carrefour da França é controlador da companhia, com mais de 60% de participação, no Brasil a rede francesa de supermercados conta também com as marcas Atacadão e Sam´s Club.
Assessoria/Caminho Político
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