Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Aprovado Projeto da deputada Cláudia de Jesus que obriga denúncias de violência doméstica em condomínios

Rondônia enfrenta índices alarmantes de violência doméstica, consolidando-se como o estado mais letal para mulheres no Brasil. Em resposta a esse cenário, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Ordinária 316/2023, de autoria da deputada Cláudia de Jesus (PT), que busca fortalecer o enfrentamento à violência doméstica e familiar no estado.
O projeto obriga condomínios residenciais e conjuntos habitacionais a comunicar indícios ou ocorrências de violência às autoridades policiais, estendendo a proteção também a pessoas com deficiência. “A partir da hora que o agressor sabe que pode ser denunciado, que está vulnerável a qualquer um denunciar, ele vai pensar duas vezes antes de cometer a agressão. Isso já vai ajudar a diminuir os casos”, afirmou.
Além de criar mecanismos para denunciar casos de violência, a proposta estabelece a obrigatoriedade de avisos informativos em áreas comuns dos condomínios e prevê punições rigorosas para os que descumprirem a norma.
Violência doméstica em Rondônia
O estado de Rondônia enfrenta índices alarmantes de violência doméstica. Entre 2022 e 2023, mais de 7,7 mil mulheres sofreram agressões no estado, que registra a segunda maior taxa de violência doméstica do Brasil. Nos últimos dois anos, Rondônia consolidou-se como o estado mais letal para mulheres, com taxas de feminicídio quase duas vezes maiores que a média nacional.
Lei o texto do Projeto de Lei.
Cristiane Abreu/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa página: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário