SANEAR. SERVIÇO DE SANEAMENTO AMBIENTAL DE RONDONÓPOLIS

SANEAR. SERVIÇO DE SANEAMENTO AMBIENTAL DE RONDONÓPOLIS
Rua Dom Pedro II, Nº 1210, Caixa D'água Centro/ROO

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Onde tem. trabalho do TCE-MT, Mato Grosso anda bem.

Onde tem. trabalho do TCE-MT, Mato Grosso anda bem.
É ASSIM QUE O NOSSO TRABALHO CHEGA ATÉ VOCÊ!

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

domingo, 15 de dezembro de 2024

Braga Netto é o primeiro general de quatro estrelas preso no Brasil

Ex-ministro é apontado como peça-chave no plano de golpe de Estado. Walter Braga Netto se tornou o primeiro general de quatro estrelas do Exército a ser preso no Brasil.Detido neste sábado (14) pela Polícia Federal, ele é acusado de integrar a articulação de um plano de golpe de Estado após o resultado das eleições presidenciais de 2022.
O posto de general de quatro estrelas é o mais alto da carreira militar no Brasil. Na hierarquia das Forças Armadas, os generais são classificados por estrelas, que simbolizam o nível de responsabilidade e autoridade de cada oficial.
O general de quatro estrelas ocupa o grau máximo dessa estrutura, sendo responsável por decisões estratégicas e pelo comando de grandes operações ou unidades militares em âmbito nacional.
Veja a divisão:
General de Brigada: duas estrelas
General de Divisão: três estrelas
General de Exército: quatro estrelas
Braga Netto, atualmente na reserva do Exército, foi ministro da Casa Civil e da Defesa no governo de Jair Bolsonaro (PL). Ele também foi candidato a vice-presidente na chapa que tentava a reeleição em 2022.
Braga Netto no Exército
Com uma trajetória militar iniciada em 1974, aos 17 anos, ele acumulou cargos de relevância nas Forças Armadas e no governo federal.
Durante sua carreira militar, foi chefe do Grupo de Observadores Militares das Nações Unidas no Timor Leste e adido do Exército na Polônia, no Canadá e nos Estados Unidos.
O general também recebeu os títulos de Mestre em Operações Militares da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, em 1988, e de Doutor em Aplicações, Planejamento e Estudos Militares do Curso de Altos Estudos da Escola de Comando do Estado-Maior do Exército, em 1994.
Braga Netto foi comandante Militar do Leste e nomeado interventor da Segurança Pública do Rio de Janeiro durante o governo Michel Temer (MDB) entre 2018 e 2019.
Golpe de estado
De acordo com a PF, há indícios que colocam o general como um coordenador da tentativa de golpe desde o início das investigações.
As primeiras apurações apontavam para o envolvimento do militar na articulação política para tentativa de golpe, inclusive, com planos e confecções de documentos. Segundo a PF, Braga Netto teria feito um “manuscrito”, apreendido na mesa de um dos assessores do general, na sede do PL que afirmava: “Lula não sobe a rampa”.
A PF ainda diz que Braga Netto coordenou militares golpistas, incentivou ataques por meio das milícias digitais e com as últimas revelações, também foi apontado como financiador ao ter entregado uma sacola com dinheiro a um “kid preto”.
Além disso, o general é suspeito de tentar obter dados da delegação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.
A Procuradoria-Geral da República (PGR), afirmou, em uma manifestação, que a prisão preventiva do general evita interferências na investigação.
Em depoimento no dia 5 de fevereiro de 2024, Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, confirmou que Braga Netto e “outros intermediários” procuraram seu pai por telefone para saber informações sobre a colaboração premiada firmada pelo ex-ajudante de ordens.
Após ser preso, o general vai ficar sob custódia do Exército. Ele está no Comando da 1ª Divisão de Exército, que integra o Comando Militar do Leste (CML).
Braga Netto foi comandante Militar do Leste entre 2016 e 2019. Portanto, o ex-ministro ficará detido na sede militar em que já comandou, na cidade do Rio de Janeiro.
João Rosa/Jussara Soares/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa página: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos