Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

EMENDAS DE BANCADA: Deputada Coronel Fernanda lidera reunião com governador Mauro Mendes

Encontro teve como pauta principal a destinação de emendas que serão pagas em 2025. A deputada federal e líder da bancada de Mato Grosso no Congresso Nacional, Coronel Fernanda (PL-MT), conduziu reunião com o governador Mauro Mendes (União) nesta segunda-feira (02.12) para tratar das emendas parlamentares de bancada. O encontro abordou as novas regras para a distribuição das emendas e discutiu prioridades para a destinação dos recursos em 2024, que serão executados em 2025.
Com o prazo para definição das rubricas se encerrando no dia 4 de dezembro, a deputada destacou a relevância da articulação. “Temos o prazo até dia 4 para apresentar as rubricas que nós iremos adotar para as emendas de 2024, ou seja, decididas neste ano e a serem pagas em 2025. O valor gira em torno de R$ 540 milhões. Foi uma reunião muito produtiva e importante, que refletirá positivamente para Mato Grosso no próximo ano”.
As emendas de bancada são fundamentais para o direcionamento de recursos a projetos estratégicos e ações que beneficiam a população do estado. Segundo a deputada, o diálogo com o governo estadual é essencial para alinhar as prioridades e maximizar o impacto dos investimentos.
Novas regras - Entrou em vigor no final do mês de novembro a Lei Complementar 210/2024. O texto torna mais transparente as regras para a proposição e execução das emendas feitas por deputados federais e senadores na Lei Orçamentária Anual (LOA).
Agora, as emendas deverão destinar recursos a projetos e ações estruturantes para a unidade federativa representada pela bancada. O texto deixa claro que é vedada a individualização de ações e projetos para demandas individuais dos seus membros.
Prevaleceu a definição de oito sugestões para cada bancada federal. Mas podem ser apresentadas até três emendas para dar continuidade às obras inacabadas, até a conclusão dos empreendimentos, desde que haja objeto certo e determinado, e que constem do registro previsto na Constituição.
Para as emendas de bancada, são consideradas ações prioritárias as que se destinem a políticas públicas de 20 áreas, entre elas educação, saneamento, habitação, saúde e adaptações às mudanças climáticas.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa página: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário