Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Moçambique: Daniel Chapo promete "amar o povo moçambicano"

Depois do contencioso eleitoral bastante polémico, o Conselho Constitucional declarou Daniel Chapo Presidente. Num discurso de vitória na sede da FRELIMO, Chapo garantiu abertura para o diálogo e reformas.Daniel Chapo, candidato presidencial da FRELIMO, foi esta segunda-feira (23.12) declarado vencedor das eleições presidenciais de 9 de outubro de 2024 pelo Conselho Constitucional (CC). Chapo deverá ser o quinto Presidente de Moçambique independente.
Segundo o CC, Chapo obteve 65,17% dos votos, o candidato que manda no país, Venâncio Mondlane apoiado pelo Podemos, conseguiu 24,19%, o líder da RENAMO, Ossufo Momade, alcançou 6,62% e o líder do MDM, Lutero Simango, conseguiu 4,02%
Num discurso na sede do seu partido, Daniel chapo falou aos seus correligionários e à imprensa, após o anúncio do CC: "Cabe a cada um de nós zelar pela paz. Aproveito [para] reafirmar o meu compromisso de manter a paz e harminia social." Falou em união sem ódio entre irmãos", merecendo aplausos.
"Este país pertence a todos moçambicanos, independentemente da origem étnica, racial ou religiosa". garantiu.
Promessas de reformas e de diálogo
"Asseguro que a vossa voz foi ouvida e vamos trabalhar", assegurou aos partidos políticos o novo Presidente que prometeu ainda trabalhar em prol das reformas.
"O diálogo vai permitir reforçarmos cada vez mais a democracia e o sucesso como um povo. Só seremos uma nação se soubermos ouvirmos uns aos outros", sublinhou.
Chapo manifestou também o seu compromisso para com o povo moçambicano, porque segundo ele: "Nasci na pobreza, já acordei sem saber o que comer, já vendi manga na rua [...] para conseguir comprar papel e lápis. Nunca me esquecerei das minhas raízes humildes."
"Esta vitória não és só minha e nem da FRELIMO, é do povo moçambicano", enfatizou.
E finalizando o discurso, Daniel Chapo acrescentou: "Queria desejar um feliz natal a todos o moçambicanos e um feliz dia da Família, do Rovuma ao Maputo. E desejar boas saídas e boas entradas para 2025, sucessos para todos!"
Nádia Issufo/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa página: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário