Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

domingo, 1 de dezembro de 2024

REFERÊNCIA EM MT: Cermac atendeu 2,3 mil pacientes com HIV e Aids em 12 meses

Centro de Referência em Média e Alta Complexidade é uma unidade voltada para atendimento de diversas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O Centro de Referência em Média e Alta Complexidade de Mato Grosso (Cermac), gerido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizou 2.388 consultas a pacientes com HIV e Aids e liberou 6.354 medicamentos para tratamento no período de dezembro de 2023 a novembro de 2024. O Cermac é uma unidade de referência para o atendimento de pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
A coordenadora administrativa da unidade especializada, Laysa Miranda de Faria, ressalta que o Estado tem trabalhado na implantação de diversas estratégias em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, para orientar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e ampliar a oferta de testagens rápidas para o HIV.
Para realização da testagem para o HIV, basta ir a qualquer UBS e solicitar o exame. O resultado é fornecido em menos de 30 minutos.
“Os atendimentos realizados para a identificação de pessoas com a imunodeficiência são de extrema importância para que elas recebam o tratamento e possam ter a expectativa de vida semelhante a de pessoas que não são portadoras da infecção, e também para a notificação de novos casos e o controle desses números”, explicou Laysa.
O dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra ao HIV e a Aids, marca o início da campanha “Dezembro Vermelho”, que tem como objetivo sensibilizar a população sobre a compreensão do vírus como um problema de saúde pública global, bem como incentivar as pessoas infectadas pelo vírus a buscarem tratamento e quebrar estigmas.
O HIV é um vírus que ataca o sistema imunológico do indivíduo e enfraquece a capacidade do corpo de combater infecções e outras doenças. Quando não tratado, ele evolui para a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, popularmente conhecida como Aids, estágio mais avançado da infecção e que ataca todo o sistema imunológico.
Quando tratada, a pessoa infectada alcança a carga viral indetectável e o vírus passa a ser intransmissível. O uso contínuo e adequado dos medicamentos antirretrovirais faz com que os níveis virais diminuam e, em poucos meses, se tornem indetectáveis, permitindo a recuperação do sistema imunológico.
Em Mato Grosso, segundo o Sistema de Informações e Agravos de Notificações (SINAN), foram registrados 1.165 novos casos de HIV em 2023 e 811 casos de janeiro a outubro deste ano. Em relação à Aids, foram notificados 2.008 casos em 2023 e 316 casos da doença no período de janeiro a outubro deste ano.
É válido destacar que a infecção pode ser transmitida através de relações sexuais sem proteção e pela transmissão vertical, quando ocorre a passagem do HIV da mãe para o filho(a).
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico cpweb
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa página: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96

Nenhum comentário:

Postar um comentário