Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

domingo, 19 de janeiro de 2025

AGROECOLOGIA: Projeto agroecológico em Aripuanã mostra como produção sustentável gera renda e preserva florestas

O projeto ‘Sistemas Agroflorestais manejados participativamente com tecnologias agroecológicas em Aripuanã-MT’ recebeu apoio do Programa REM MT e tem desenvolvido ações de sustentabilidade e geração de renda para famílias do município. A iniciativa, que é executada pela Fundação de Amparo ao Ensino, Pesquisa e Extensão do Norte de Mato Grosso (FAEPEN-MT), visa promover práticas agroecológicas na região amazônica, com foco em agricultores familiares, comunidades tradicionais e povos indígenas.
Com um investimento Programa REM MT de quase R$1.500.000,00, o projeto teve como objetivo recuperar e reativar a produção em propriedades inativas, promovendo o uso sustentável da terra por meio da agroecologia e de sistemas agroflorestais, com foco na valorização da floresta em pé. Entre as iniciativas estão a implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs), o enriquecimento de quintais e a criação de hortas consorciadas, tendo o cacau como principal cultivo.
Desde o início do projeto, em fevereiro de 2021, cerca de 80 pessoas foram beneficiadas diretamente, enquanto aproximadamente 250 foram impactadas indiretamente, incluindo agricultores de Aripuanã e regiões próximas. Antes da implantação do projeto na região, as áreas participantes estavam degradadas e improdutivas. Com a implementação de Unidades de Referência Tecnológica (URTs), pequenas propriedades se tornaram produtivas e mais rentáveis, reduzindo a necessidade de desmatamento para expansão agrícola.
Dentro do projeto, houveram ações de capacitação e apoio técnico, como o encontro: “Expedição de Mato Grosso a Rondônia: do cacau ao chocolate, do leite ao café”, realizada em maio de 2023. A comitiva de 40 pessoas, composta por agricultores familiares, indígenas, técnicos e gestores, visitou referências em cacauicultura, café e produção leiteira em Ouro Preto do Oeste, Jaru e Cacoal (RO).
Todas as ações tiveram apoio da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Secretaria de Estado Agricultura Familiar (SEAF) e da Prefeitura de Aripuanã. As capacitações tiveram como temas: produção sustentável de mudas de cacau, sombreamento agroflorestal, enxertia de mudas e avaliação de qualidade de cacau e chocolate.
Também foi realizado um Dia de Campo que reuniu cerca de 150 pessoas para demonstrar o impacto do projeto em terras indígenas e propriedades familiares. Foram apresentados os resultados das URTs, destacando práticas sustentáveis que conciliam conservação ambiental e diversificação de renda.
RESULTADOS ALCANÇADOS
O projeto trouxe melhorias significativas para os beneficiários, como a recuperação de áreas degradadas e aumento da renda familiar com a transformação de 1 hectare produtivo, construção de galinheiros agroecológicos, instalação de tanques de geomembrana para irrigação, implantação de sistemas de fertirrigação, produção e comercialização de bananas, mamão e mudas de cacau e o desenvolvimento de novas rotas de comercialização.
Além disso, foram produzidos materiais técnicos para os beneficiários e público geral, como cartilhas orientadoras sobre insumos alternativos aos agrotóxicos, normas técnicas para a Produção Integrada de Frutas (PIF) para a cacauicultura e sobre sistemas agroflorestais manejados com cacau, fortalecendo assim o conhecimento especializado.
Foi produzido também um vídeo documentário, onde beneficiários do projeto puderam contar as suas experiências e como a agroecologia transformou a realidade de suas famílias, trazendo soluções sustentáveis e rentáveis para seus negócios.
O projeto demonstrou o potencial transformador dos SAFs como solução tripla, abordando desafios ecológicos, sociais e econômicos. A experiência e os resultados adquiridos reforçam a importância de programas como o REM MT para o desenvolvimento da agricultura familiar sustentável na Amazônia e a conservação da floresta. Confira na íntegra a cartilha: ‘Sistemas Agroflorestais Manejados com Cacau’, clicando AQUI ou acessando o site do Programa REM MT.
 Confira também o vídeo documentário do projeto clicando AQUI ou acessando o canal do Youtube do Programa REM MT. 
CONHEÇA O REM MT
O Programa REM MT é uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), ao Estado de Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento. O REM MT beneficia aqueles que contribuem para manter a floresta em pé, como os agricultores familiares, pequenos e médios produtores que praticam a agropecuária sustentável, povos e comunidades tradicionais e os povos indígenas. O REM MT realiza o fomento de iniciativas que estimulam a economia de baixo carbono e a redução do desmatamento, a fim de reduzir as emissões de CO2 no planeta.
O Programa REM MT é coordenado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), e tem como gestores financeiros o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS). Para sugestões, reclamações ou esclarecimentos, fale com a ouvidoria da SEMA pelo telefone: 0800 065 3838 ou (65) 9321-9997 (WhatsApp) .
Assessoria/Caminho Político
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa páginafacebook: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário