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sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Bares e restaurantes estão otimistas para o primeiro trimestre de 2025, aponta pesquisa da Abrasel

Em Mato Grosso, empresários devem aproveitar a oportunidade e usar a criatividade para atrair clientes.
O setor de alimentação fora do lar começa 2025 com otimismo, conforme revela a pesquisa realizada pela Abrasel em dezembro. A maioria dos empreendedores (73%) espera um aumento nas vendas no primeiro trimestre do ano, comparado ao mesmo período de 2024. No entanto, esse otimismo contrasta com os desafios enfrentados pelo setor em São Paulo, com o possível aumento da carga tributária previsto para janeiro do próximo ano e que promete triplicar o ICMS para bares, restaurantes e padarias. A medida, sinalizada pelo governador Tarcísio, deve aumentar o imposto de 3,2% para 12%, preocupa empresários e pode comprometer a recuperação de muitos negócios, ainda marcados pelas dívidas acumuladas durante a pandemia.
O presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, reitera que, para haver uma tendência de melhora para a saúde financeira do setor, é necessário que sejam adotadas estratégias para tornar o ambiente favorável. Decisões como o aumento do ICMS em São Paulo são apontadas como exemplos de medidas que impedem completamente a recuperação do setor e geram impactos negativos em toda a cadeia.
“Estamos diante de um cenário desafiador. Apesar da confiança no crescimento das vendas, o aumento do ICMS em São Paulo é uma medida que ameaça a sobrevivência de milhares de empresas. Essa decisão não apenas impactará os empresários, mas também os consumidores, que sentirão o aumento dos preços nos cardápios”, explica Solmucci.
Solmucci também faz um alerta sobre as consequências sociais dessa política tributária: “Triplicar o imposto em um estado como São Paulo, que concentra tantas empresas do setor, é como colocar uma âncora no caminho da recuperação econômica”.
Em Mato Grosso, o setor de Alimentação Fora do Lar também sentiu muito o aumento do custo de mão de obra e, a partir do 3º trimestre, 30% dos estabelecimentos optaram por absorver esses custos e não repassar a inflação dos alimentos e bebidas para o consumidor. "Apesar disso, começamos 2025 com otimismo e 77% das empresas em nosso estado estimam um aumento nas vendas no primeiro trimestre de 2025 em comparação ao mesmo período de 2024. Acreditamos que será uma oportunidade para usar a criatividade para atrair os clientes, modelar cardápio ou até mesmo ajustar os preços", destaca Lorenna Bezerra, presidente da Abrasel-MT.
Sobre a Abrasel
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.
Assessoria/Caminho Político
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