Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

ITAÚBA AGORA: Júlio Campos através dos Vereadores Paula Tomim(PSB) e Nego do esporte destina 200 mil em emendas para Itaúba

Os Vereadores Paula Tomim(PSB) e Nego do esporte conquistam do deputado Júlio Campos 200 mil de emendas para Itaúba, para aquisição de aparelho.
Na tarde desta quinta-feira(30) no gabinete do Deputado Júlio Campos, estiveram em agenda parlamentar os nobres edis do município de Itaúba, os vereadores Paula Tomim(PSB) e Nego do esporte onde apresentaram demanda de extrema necessidade para Itaúba, para melhor atender a população itaubense, através da "Aquisição de um Aparelho para o Laboratório do município de Itaúba, com sensibilidade o Deputado Júlio Campos destinou emenda no valor de 200 mil para realização da tal aquisição. Os vereadores Paula Tomim(PSB) e Nego do esporte também convidaram o Deputado Júlio Campos para uma agenda em Itaúba, para visitar os demandas da comunidade rural do município, olhar situações de algumas pontes de madeira que precisam ser trocadas por concreto e outras necessidades que o deputado também puder atender o município itaubense.
A origem Histórica do Município de Itaúba-MT
O nome Itaúba foi adotado como típico e expressivo do lugar, devido à essência vegetal dominante nas matas virgens onde a cidade foi projetada, ainda no início da década de setenta, graças à construção da Br-163.
O naturalista alemão Karl Friedrich Philipp Von Martius (1863), classificou a árvore Itaúba como Lígnum Lapideum, madeira de pedra, dura, resistente como a pedra. A classificação botânica da árvore é Mezilaurus Itaúba, espécie da família das lauráceas.
Apresenta folhas espessas e oblongas, pequenas flores e frutos de bagas negras. É a rainha das madeiras de construção, largamente utilizada nas propriedades rurais como mourões de cerca.
Desta forma, presume-se que, ao dar o nome de Itaúba à localidade, os pioneiros queriam indicar que o povo desta região tinha uma postura decidida, firme, dura na luta como a Itaúba nas matas. Formou-se um patrimônio que, em 18 de Setembro de 1977, transformou-se em Distrito Administrativo do Município de Chapada dos Guimarães. O município de Itaúba foi criado pela Lei Estadual n° 5.005, de 13 de maio de 1986, Itaúba esta localizada ao norte do Estado de Mato Grosso, a 600 km da Capital Cuiabá, as margens da Br-163 no km 907, Fazendo divisa com os Municípios de Ipiranga do Norte, Claudia, Sinop, Tabaporã, Nova Santa Helena, Colider e Nova Canaã.
Assessoria/Caminho Político
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa páginafacebook: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário