Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

PROGRAMA ADILSON COSTA com RÉGIS OLIVEIRA

PROGRAMA ADILSON COSTA com RÉGIS OLIVEIRA
na Rádio Cuiabana FM 106.5 de Segunda a Sexta das 16hs ás 17hs e nas plataformas digitais.

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Lula reapresenta relógio do século XVII e vaso danificados nos ataques do 8 de Janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reapresentou nesta quarta-feira, 8, o relógio do século XVII trazido ao Brasil por dom João VI e uma ânfora (espécie de vaso) esmaltada que haviam sido danificados nos ataques de 8 de Janeiro de 2023 às sedes dos Poderes. O petista não discursou, mas posou para fotos perto dos objetos.
O relógio se tornou o item mais famoso danificado nos ataques. O esforço de restauração mobilizou um conjunto de especialistas suíços e brasileiros, incluindo relojoeiros, curadores e artesãos que se engajaram na missão de planejar e executar as etapas de conserto da peça. Eles vieram ao Brasil em maio de 2023 para examinar o estado do relógio. Em dezembro de 2023, levaram à Suíça as partes do objeto. No caso da ânfora, a restauração foi responsabilidade da Universidade Federal de Pelotas.
A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, fez o primeiro discurso do dia. “O Palácio do Planalto, onde estamos hoje, foi vítima do ódio que estimula e continua estimulando atos antidemocráticos”, disse.
Janja afirmou que, poucos dias antes de 8 de janeiro de 2023, “vibrávamos porque a esperança tinha vencido o ódio” – em referência à eleição de Lula contra Jair Bolsonaro (PL) em 2022. Depois, de acordo com Janja, houve uma tentativa de “sufocar a esperança”. A primeira-dama continuou: “Estamos aqui não para lamentar, mas muito menos para esquecer”.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, disse que estão sendo devolvidas à sociedade 20 obras, incluindo sete que foram vandalizadas no 8 de Janeiro. As restaurações e outras atividades correlatas, segundo ela, custaram R$ 2 milhões.
A reapresentação das obras foi o primeiro ato de Lula neste 8 de Janeiro, dois anos depois dos ataques. Ele ainda reapresentou a tela “As Mulatas”, de Di Cavalcanti, que também foi danificada em 2023. Também são realizados um evento com discursos político no principal salão do Palácio do Planalto e depois fará um “abraço simbólico” à Praça dos Três Poderes.
Caio Spechoto/Caminho Político
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa páginafacebook: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário