Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

domingo, 9 de fevereiro de 2025

"Ainda Estou Aqui" vence Goya, principal prêmio da Espanha

Longa de Walter Salles venceu prêmio Goya de melhor filme ibero-americano, feito inédito para o cinema brasileiro. Diretor está nos Estados Unidos em campanha para o Oscar, que acontece 2 de março.O longa brasileiro "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, conquistou mais um importante reconhecimento internacional neste sábado (08/02), com o prêmio de melhor filme ibero-americano no Goya, a principal premiação do cinema espanhol.
É a primeira vez que um filme brasileiro disputa e vence na premiação. Entre os concorrentes na categoria, estavam as produções "Agarra-me Forte", do Uruguai, "O Jóquei", da Argentina, "No Lugar da Outra", do Chile, e "Memórias de Um Corpo que Arde", coprodução da Costa Rica e da Espanha.
Na reta final da campanha de promoção do filme para o Oscar, onde concorre em três categorias – melhor filme, melhor filme estrangeiro e melhor atriz, para Fernanda Torres – Salles não esteve na premiação.
O cantou e compositor uruguaio Jorge Drexler recebeu a estatueta em nome do diretor. Os dois já trabalharam juntos em "Diários de Motocicleta", de 2004, parceria que rendeu a Drexler um Oscar de melhor canção original com a música "Al Otro Lado Del Rio".
O cantor leu uma mensagem escrita por Salles, na qual dedica a vitória ao cinema brasileiro, a Eunice Paiva, personagem central do filme, e sua família, a Fernanda Montenegro e a Fernanda Torres.
"Estou profundamente agradecido à Academia e todos os acadêmicos por essa grande honra. Esse prêmio é muito especial para nós, não só por ser a primeira vez que um filme brasileiro é indicado. É uma grande honra pela admiração que tenho pela cultura ibero-americana como um todo, pela admiração que tenho pelo cinema espanhol e por cineastas que influenciaram minha formação", destacando o trabalho dos diretores espanhóis Pedro Almodóvar, Fernando Trueba e Arturo Ripstein e da atriz Marisa Paredes, que morreu recentemente.
O musical Emilia Pérez, indicado a 13 categorias do Oscar, ganhou o prêmio de melhor filme europeu no Goya. O musical teve sua divulgação ofuscada por postagens racistas e islamofóbicas que vieram à tona da atriz principal, Karla Sofía Gascón. Ela é a primeira mulher transgênero a ser indicada para o Oscar de melhor atriz e não compareceu à cerimônia na Espanha.
Neste domingo, Salles participa de um debate entre indicados ao Oscar no 40º Festival Internacional de Cinema de Santa Barbara, na Califórnia.
Durante o festival, Fernanda Torres será homenageada com o prêmio Virtuosos, por sua atuação no filme.
O prêmio, entregue anualmente, reconhece "um grupo seleto de talentos cujas performances notáveis em filmes nesta temporada os impulsionaram para a vanguarda da conversa cinematográfica nacional", diz o site do festival.
No longa de Walter Salles, Fernanda Torres vive o papel da protagonista Eunice Paiva, que nunca mais viu seu marido, o deputado cassado Rubens Paiva, após agentes da ditadura militar irem à sua casa e o levarem para depor. Seu esforço de décadas para ter o assassinato do marido reconhecido, foi narrado por um dos cinco filhos do casal, o escritor Marcelo Rubens Paiva, em livro transformado em roteiro.
Na última semana, "Ainda Estou Aqui" se tornou a produção nacional com a quinta maior bilheteria já registrada no país. Desde seu lançamento, em 7 de novembro de 2024, já arrecadou mais de R$ 85 milhões.
sf (EFE, ots)Caminho Político
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa páginafacebook: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário