Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

PACIENTES RENAIS: Coronel Assis detona governo Lula por atraso em repasses; “Tenha piedade do povo brasileiro”

O atraso do governo federal tem prejudicado diretamente o tratamento de aproximadamente 110 mil pacientes em todo o país.
O deputado federal Coronel Assis (União) usou a tribuna nesta terça-feira (11), para revelar o descaso do governo federal com os pacientes renais e criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo atraso de repasses essenciais para as clínicas de diálises no Brasil. De acordo com Assis, cerca de R$ 400 milhões estão retidos, prejudicando diretamente mais de 700 clínicas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). “O governo do presidente do PT e o governo do presidente Lula brincam com o povo brasileiro. Só para ter uma ideia, o governo Lula atrasa cerca de R$ 400 milhões em repasses e prejudica pacientes renais em todo o país”, afirmou o Coronel, em tom de indignação.

Ele ainda destacou o impacto direto do atraso para os pacientes em tratamento contínuo, que estão sendo prejudicados desde dezembro.
“Senhor presidente [Hugo Motta (Republicanos-PB)], mais de 700 clínicas de diálise conveniadas ao SUS não estão recebendo repasse. Pelo amor de Deus, senhores deputados e deputadas da esquerda, falem com o presidente Lula, falem com o governo do PT, tenham misericórdia das pessoas que precisam fazer a diálise”, suplicou Assis.
O Coronel finalizou seu apelo afirmando que o atraso nos repasses é um “atentado contra o povo brasileiro”, especialmente contra aqueles que dependem da hemodiálise para sobreviver.
“Isso aqui é um atentado contra o povo brasileiro, contra quem mais precisa, quem precisa fazer essa hemodiálise. Isso desde o mês de dezembro. Presidente Lula, governo do PT, tenham piedade do povo brasileiro”, conclamou o parlamentar federal.
ATRSASO PREJUDICIAL:
O atraso do governo federal tem prejudicado diretamente o tratamento de aproximadamente 110 mil pacientes em todo o país. A Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplantes (ABCDT), informou que muitas clínicas dependem quase exclusivamente dos repasses do SUS e operam com uma tabela de valores defasada em cerca de 30% em relação ao custo real da hemodiálise.
O nefrologista Leonardo Barberes, que atualmente é vice-presidente da ABCDT, reclamou da a falta de transparência e afirmou que os gestores das clínicas estão desesperados diante da incerteza do repasse.
Assessoria/Caminho Político
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa páginafacebook: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário