Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Projeto de deputada cria equipe para avaliação e acompanhamento de alunos com necessidades educacionais especiais em escolas públicas

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) apresentou nesta quarta-feira (05.02) projeto de lei que prevê a criação de equipe multidisciplinar para avaliação e acompanhamento de alunos com necessidades educacionais especiais na rede pública de ensino de Mato Grosso.
Em seu escopo o projeto institui na Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), uma Equipe Multidisciplinar de Avaliação e Acompanhamento Educacional (EMAEE), com o objetivo de analisar e definir, em conjunto com as unidades escolares, a necessidade de suporte pedagógico especializado para alunos com necessidades educacionais especiais, incluindo a indicação de professor de apoio, quando necessário.
A EMAEE deverá ser composta por pedagogos, psicólogos, assistentes sociais, médicos especialistas em saúde infantil, neurologia ou psiquiatria, fonoaudiólogos, bem como outros profissionais que se julgar necessário, de acordo com a demanda apresentada. A equipe terá como atribuição analisar laudos médicos e relatórios pedagógicos de alunos com necessidades educacionais especiais, realizar avaliações complementares, quando necessário, para compreender as reais necessidades do aluno, emitir parecer técnico sobre a necessidade de suporte pedagógico especializado, incluindo a indicação de professor de apoio, acompanhar o desenvolvimento do aluno no ambiente escolar, em parceria com a equipe pedagógica da escola, orientar as famílias e a comunidade escolar sobre as melhores práticas para o desenvolvimento educacional do aluno, bem como promover a capacitação continuada dos profissionais da educação para o atendimento de alunos com necessidades especiais.
O projeto prevê ainda que a decisão sobre a necessidade de suporte pedagógico especializado, incluindo a contratação de professor de apoio, será tomada de forma conjunta entre a EMAEE e a unidade escolar, com base em critérios técnicos e pedagógicos, respeitando as particularidades de cada caso.
“A educação inclusiva é um direito fundamental garantido pela Constituição, no entanto, a efetivação desse direito ainda enfrenta desafios significativos, especialmente no que diz respeito à avaliação e ao atendimento adequado de alunos com necessidades educacionais especiais. A criação de uma Equipe Multidisciplinar de Avaliação e Acompanhamento Educacional surge como uma proposta para superar esses desafios. A EMAEE terá a função de analisar de forma integrada e técnica os casos de alunos com NEE, considerando não apenas os laudos médicos, mas também as particularidades do contexto escolar e familiar”, finaliza a parlamentar.
Assessoria/Caminho Político
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa páginafacebook: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário