Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

TCE e AMM reúnem prefeitos e outras lideranças no maior encontro municipalista do ano

Foi aberto na manhã desta terça-feira (18), o Encontro Mato-grossense de Municípios, que reúne prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e outras lideranças municipais. O evento é realizado pelo Tribunal de Contas (TCE/MT) e pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), no Cenarium Rural, em Cuiabá, com a participação de cerca de 1.300 pessoas. O objetivo é discutir e apresentar propostas para implantação de ações coletivas que gerem gestões públicas inovadoras, eficientes e sustentáveis.
Durante a abertura do encontro, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica, entre o TCE e a AMM, que visa a colaboração entre as instituições para proporcionar capacitação técnica dos municípios, visando a melhoria da gestão municipal, bem como o incremento e manutenção dos recursos públicos.
O presidente a AMM, Leonardo Bortolin, enfatizou a importância de proporcionar sustentabilidade aos municípios para que tenham mais autonomia e desenvolvimento. Segundo ele, o objetivo do evento é discutir e propor alternativas, desenvolver estratégias para os que municípios mato-grossenses se tornam mais independentes e rentáveis.
"Nosso objetivo é fazer com que municípios que têm dívidas com precatórios e previdência, por exemplo, possam ter condições de se reerguer, de pagar suas contas, de ter mais autonomia e para isso, precisamos de uma parametrização nacional que dê condições ao gestor. Este encontro visa mostrar que decisões assertivas podem ser tomadas e podem mudar a realidade de inúmeros municípios do Mato Grosso".
O presidente do TCE, conselheiro Sérgio Ricardo, enfatizou que são os municípios que fazem o estado, consequentemente fazem o país, portanto, é necessário investir na capacitação dos municípios para proporcionar uma gestão inovadora e com soluções práticas para a necessidade dos cidadãos.
"Em nosso estado temos regiões muito ricas e muito pobres e aí está o nosso desafio, que é superar as desigualdades regionais e tentar equilibrar as diferenças entre os municípios. O futuro começa hoje, começa com a definição de estratégias que possam contribuir para municípios com gestões mais sustentáveis", afirmou ele.
O governador Mauro Mendes disse que para gerir um município ou estado é preciso coragem para tomar decisões, para adotar medidas necessárias mesmo que, em princípio, gerem mal-estar, é preciso enfrentar os desafios para que haja avanço e para que resultados positivos sejam obtidos.
"Plantem no tempo certo e colham os resultados das decisões corretas que tomarem. Precisamos tornar a gestão pública mais eficiente, arrecadar para investir e entregar ao cidadão aquilo que ele espera. Temos que como refletir: como posso ser mais eficiente? Como gastar melhor os recursos?", destacou ele.
A programação do encontro inclui mais de 30 palestras realizadas de forma simultânea em três salas, sendo a magna ministrada por Michel Temer, que também participou da abertura oficial. O evento traz ainda reuniões com representantes as bancadas federal e estadual, e estandes com apresentação de produtos e serviços.
Assessoria/Caminho Político
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa páginafacebook: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário