Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

segunda-feira, 3 de março de 2025

Além de identificar foragidos, Smart Dog levanta o público no Anhembi e ganha fãs no Ibirapuera

Cão-robô da Prefeitura é um sucesso entre os foliões e ajuda na segurança urbana com suas três câmeras que fazem reconhecimento facial e enviam imagens para o Smart Sampa.Estreante no carnaval de São Paulo, o Smart Dog vem sendo destaque pela sua importância na estratégia de segurança urbana, mas também tem feito sucesso entre os foliões de todas as idades. Depois de levantar o público no Sambódromo do Anhembi após ser anunciado pelos alto-falantes na noite de sábado (1º), o cão-robô ganhou vários fãs por onde passou no circuito dos megablocos do Ibirapuera neste domingo. Tem sido assim desde o pré-carnaval, no fim de semana passado.
Por onde passa, ele atrai olhares e vira alvo de fotos. O Smart Dog levanta e balança a patinha. “Não conhecia essa tecnologia. Muito top, sensacional. Não imaginava que a Prefeitura tinha um serviço como esse, ainda mais nesta época de bloquinho, que tem bastante gente. Ele ainda dá a patinha, é incrível. Vai ajudar nos blocos, de verdade”, admirou o gerente de logística Thiago Monteiro, um dos novos fãs do cão-robô.
A tecnologia da segurança aliada à inovação desse drone terrestre construído em formato de cachorro recebeu elogios da população. “Já tinha visto na televisão e achei perfeito”, disse o professor de natação Vladmir Esperança, chamando a atenção sobre a importância do programa. "As pessoas às vezes entram na brincadeira e não sabem que isso ajuda também na segurança. Eu acho que todo o Smart Sampa precisa se manter ativo, é isso o que queremos como cidadãos, curtir o carnaval com segurança. A Prefeitura está de parabéns”, afirmou.
Apesar da imagem fofa que o cão robô pode passar, ele está nas ruas para tornar mais ágil e preciso o trabalho dos agentes de segurança do município. O equipamento deve ajudar no reconhecimento de procurados da Justiça, desaparecidos ou em casos de flagrantes. Operado por controle remoto, o cão robô é sempre acompanhado por ao menos três agentes da GCM, posicionados a uma distância de até 300 metros. Ele é equipado com três câmeras, instaladas no dorso, na frente e na parte inferior, com algoritmos de reconhecimento facial e que captam imagens em 360º, e emite os dados coletados imediatamente à central do Smart Sampa.
“Esse cão é um drone terrestre que auxilia o monitoramento em tempo real”, explicou o GCM Coelho, um dos responsáveis pelo patrulhamento com o Smart Dog. “As imagens que ele capta são enviadas à nossa central Smart Sampa e lá conseguimos detectar pessoas procuradas pela justiça e desaparecidos. Além de salvar vidas é um equipamento que poupa vidas, porque antes que o crime aconteça ele detecta a face do criminoso, e hoje, por exemplo, um criminoso procurado não entrará nos blocos. É um equipamento de grande valia para a segurança, com uma tecnologia que é pioneira no Brasil”, destacou.
Patrulhamento
No carnaval, o Smart Dog atuou também no monitoramento do fluxo de pessoas na Rua da Consolação, Praça da República, Rua Henrique Schaumann e no Parque do Ibirapuera e já foi utilizado em eventos como a NFL, a Virada do Ano na Avenida Paulista e a Fórmula 1.
Smart Sampa
Maior programa de monitoramento por câmeras da América Latina, o Smart Sampa já levou à prisão 751 criminosos foragidos da Justiça desde a sua implementação, no ano passado. Neste período, foram registradas 1.944 prisões em flagrante.
O programa conta com 23 mil câmeras instaladas em pontos de grande circulação pela cidade.
Assessoria/Caminho Político
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa páginafacebook: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário