Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sábado, 29 de março de 2025

CAMINHO DO ESPORTE: Willian Dourado supera viagem da China até Bragança e vence Troféu Adhemar com recorde pessoal no arremesso do peso

A longa viagem entre Nanjing, na China, até Bragança Paulista, em São Paulo, não acabou com as forças de Willian Dourado (Praia Clube-Cemig-Exército-MG). Pelo contrário: o atleta de 31 anos, que na semana passada disputou o Mundial Indoor do outro lado do mundo, venceu o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, neste sábado (29/3), batendo três vezes o seu recorde pessoal dentro da prova do arremesso do peso. E, por muito pouco, não se tornou o terceiro brasileiro da história a alcançar a marca dos 21 metros.
Willian entrou na prova com a marca de 20,63 m, de 1º de fevereiro de 2025, como recorde pessoal. Superou seu PB três vezes: fez 20,75 m, 20,77 m e venceu com 20,93 m. Arthur Leandro de Sousa (ECPG-SP), com 17,82 m, e Vinicius Darolt Avancini (Acarisul-SC), com 17,34 m, conquistaram prata e bronze.
No último domingo (23/3), disputou a final do Mundial Indoor de Nanjing e terminou na 10ª colocação (20,24 m). "Voltei da China na terça-feira, fizemos um trabalho de recuperação, focamos bastante em treinar a parte técnica, descansar bem e entrar na prova bem agressivo. Graças a Deus deu tudo certo".
Treinado por Wagner Domingos, o Montanha, ex-atleta do lançamento do martelo, Willian explicou uma mudança na sua preparação, capaz de fazê-lo melhorar as marcas seguidamente aos 31 anos. "A gente está fazendo um trabalho bem específico e mudou a mentalidade para as competições importantes, como foi o Mundial Indoor, em que eu reagi no último arremesso. Estou com essa mentalidade de não se contentar e buscar o resultado durante a prova". Com a vitória deste sábado, Willian agradeceu ao seu técnico e também ao apoio das Forças Armadas – ele faz parte da Aeronáutica e seu clube tem patrocínio do Exército.
Nos 110 metros com barreiras, Eduardo de Deus (Praia Clube-Cemig-Exército-MG) e Rafael Pereira (AABLU-SC) ficaram com as duas primeiras posições do pódio – ambos foram semifinalistas do Mundial Indoor. Fizeram, respectivamente, 13.73 e 13.76 (-0.3). Thiago Ornelas (Atletismo Taubaté-SP), com 13.85, conquistou o bronze.
"Foi uma prova bem disputada. Eu e o Rafa acabamos de voltar da China e estamos os dois gripados, então isso dá uma quebrada. Eu esperava um tempo melhor, mas estou feliz com a vitória. Agora é descansar, recuperar da gripe e continuar o treino", disse Eduardo, que vai competir nos EUA, no início de abril, para buscar o índice para o Mundial de Tóquio, em setembro.
Na disputa dos 100 metros com barreiras, Vitória Sena Batista (Praia Clube-Cemig-Exército-MG) garantiu o ouro com 13.25 (-0.9). A prova marcou o retorno de Ketiley Batista (ASPMP-SP), que bateu o recorde sul-americano dos 60 metros com barreiras (8.00) mas, lesionada, não disputou o Mundial Indoor. Voltando de lesão, ficou com a prata (13.34). O bronze foi de Lays Cristina Rodrigues Silva (Corville-SC), com 13.62.
Nos 800 metros, Mayara dos Santos Leite (Pinheiros-SP) também conquistou seu recorde pessoal. Venceu com 2.03.74, melhorando o PB de 2024 (2.04.83). A medalha de prata ficou com Sabrina Gabrieli Pena (Praia Clube-Cemig-Exército-MG), com 2.05.76, e o bronze foi de Jaqueline Weber (Praia Clube-Cemig-Exército-MG), com 2.06.38.
"Foi uma prova boa. Ontem já fiz a semi com uma passagem mais forte, mas hoje eu tinha certeza que ia correr melhor. Eu estava me sentindo mais confiante, trabalhando para melhorar a marca. Só a gente que corre os 800 m sabe o quanto é difícil tirar um ou dois segundos, então estou muito feliz por isso. É meu melhor início de temporada", disse a campeã, que tem como foco o Campeonato Sul-Americano de Mar del Plata, de 25 a 27 de abril. "Quero ir para o Sul-Americano e melhorar ainda mais minha marca".
Na prova masculina, a vitória foi de Leonardo Santos de Jesus (Pinheiros-SP), que fez 1.46.70. Guilherme Kurtz (Praia Clube-Cemig-Exército-MG) terminou em 1.47.62 para ficar com a prata. O bronze foi de Eduardo Ribeiro Moreira (Pinheiros-SP), com 1.47.64 na final, mas que voltou a correr na casa de 1.45 (1.45.51) na semifinal, disputada na tarde de sexta-feira.
O Troféu Adhemar Ferreira da Silva prossegue até este domingo (31/3), reunindo atletas federados e universitários, em Bragança Paulista. Sob a hashtag #somosatletismo esta é a quarta edição da competição que a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) organiza.
A competição é realizada no estádio do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), casa da CBAt, que fica localizado na Estrada Municipal Antônio Franco de Lima, Campo Novo. A entrada é franca. A TV Atletismo Brasil transmite ao vivo.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria/Caminho Político
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa páginafacebook: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário