Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

segunda-feira, 17 de março de 2025

Chega o resgate para astronautas presos no espaço

Após terem viagem de 8 dias estendida por 9 meses, dupla americana poderá finalmente voltar para casa. Vídeo mostra momento da chegada de cápsula da SpaceX à Estação Espacial Internacional.Uma cápsula da SpaceX encarregada de trazer dois astronautas da Nasa de volta para a Terra chegou à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) por volta da 1h da manhã deste domingo (16/03, horário de Brasília).
Os americanos Butch Wilmore, de 62 anos, e Suni Williams, 59, estão em missão na ISS há mais de nove meses, após uma série de falhas técnicas com a aeronave Starliner da Boeing forçá-los a estender uma viagem que deveria ter durado apenas oito dias.
Uma transmissão ao vivo em vídeo do evento mostra a Dragon acoplando-se à porta da estação. Pouco mais de uma hora e meia depois, a tripulação da SpaceX surge flutuando ISS adentro e abraçando seus colegas.
Wilmore e Williams de volta à Terra
Na sexta-feira, o Dragon foi lançado em órbita pelo foguete Falcon 9, com quatro astronautas a bordo, que ficarão na ISS pelos próximos seis meses – as americanas da Nasa Anne McClain, 45, e Nichole Ayers, 36; o japonês Takuya Onishi, 49, da Jaxa; e o russo Kirill Peskov, 34, do Roscosmos.
Wilmore e Williams ficarão alguns dias com a nova equipe antes de voltarem na quarta-feira (19/03) para a Terra a bordo da Dragon junto com Nick Hague (Nasa), 49, e Aleksandr Gorbunov (Roscosmos), 34, que se juntaram à tripulação de sete membros em setembro.
A estadia da dupla americana na ISS foi se estendendo por uma série de questões técnicas e atrasos. A história deles acabou politizada após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusar seu antecessor na Casa Branca, Joe Biden, de abandoná-los.
Tanto Wilmore quanto Williams disseram que haviam concordado com a decisão da Nasa de transformar a viagem deles em uma missão de rotação geral, que geralmente dura seis meses. Os dois são astronautas experientes e pilotos aposentados da Marinha.
"O programa de viagem espacial humana é sobre isso: planejar para [o caso de] contingências desconhecidas, inesperadas. E nós fizemos isso", disse Williams.
A Nasa alegava que os dois astronautas precisavam ficar na estação para manter níveis adequados de pessoal nela, e que não tinha orçamento para enviar uma aeronave de resgate, nem que isso era uma necessidade operacional.
A nova equipe que chegou neste domingo à ISS deve conduzir experimentos científicos ao longo dos próximos seis meses para, por exemplo, investigar os efeitos da ausência de gravidade sobre o corpo humano e testar a inflamabilidade de materiais.
ra (Reuters, AFP, dpa, ots)Assessoria/Caminho Político
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa páginafacebook: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário