Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

domingo, 9 de março de 2025

Desfile das Campeãs encerra o Carnaval 2025 no Sambódromo com festa e megaoperação da Prefeitura

Evento no Anhembi contou com reforço na segurança, transporte, saúde e limpeza; mais de 220 mil pessoas foram ao Sambódromo nos cinco dias de desfiles. O Carnaval 2025 no Sambódromo do Anhembi chegou ao fim na madrugada deste domingo (9) com o tradicional Desfile das Campeãs, encerrando uma das maiores festas populares do país com muita celebração e organização. Para garantir a realização do evento com conforto e segurança, a Prefeitura de São Paulo montou uma megaoperação, envolvendo mais de 4,3 mil profissionais e um investimento de R$ 51 milhões na Liga Independente das Escolas de Samba (Liga-SP), beneficiando as 32 agremiações associadas.
No último dia de festa, nove agremiações participaram do Desfile das Campeãs: as cinco primeiras colocadas do Grupo Especial (Rosas de Ouro, Acadêmicos do Tatuapé, Gaviões da Fiel, Mocidade Alegre e Camisa Verde e Branco), as duas primeiras do Grupo de Acesso 1 (Tom Maior e Mocidade Unida da Mooca) e as duas primeiras colocadas do Grupo de Acesso 2 (Pérola Negra e Camisa 12).
“O Carnaval de São Paulo é um exemplo do trabalho primoroso realizado pela Prefeitura, com toda a estrutura preparada para receber milhares de foliões”, destacou o secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Totó Parente. “Garantimos segurança reforçada, transporte facilitado e um esquema especial de limpeza e mobilidade”, completou.
Estrutura reforçada garantiu segurança e conforto
A Prefeitura investiu em diversas frentes para assegurar o sucesso da festa. Na área da segurança, 816 agentes trabalharam para garantir a tranquilidade do evento, com o suporte de 234 viaturas, drones e 44 câmeras do programa Smart Sampa, maior sistema de monitoramento inteligente da América Latina.
A estrutura de saúde contou com três postos médicos, equipados com 75 profissionais de saúde e 14 ambulâncias por dia, garantindo atendimento emergencial ao público.
Para facilitar o acesso dos foliões, foram disponibilizados 1,9 mil ônibus, além de duas linhas especiais partindo dos terminais Tietê e Barra Funda. Aos domingos, os foliões ainda puderam utilizar o programa Domingão Tarifa Zero, que ofereceu transporte gratuito durante todo o dia.
Já a limpeza do Sambódromo foi intensificada com 180 agentes atuando diariamente, além de seis veículos de apoio, 60 cestos aramados e 15 pontos de entrega voluntária para descarte de resíduos.
Nos três dias de desfiles dos grupos Especial e Acesso I, foram recolhidas 15 toneladas de lixo, utilizando 20 mil litros de água de reuso e 5 mil litros de desinfetante.
Inclusão e acessibilidade
O Carnaval 2025 também teve como destaque a inclusão. O programa Samba com as Mãos garantiu a interpretação dos enredos em Libras, permitindo que pessoas surdas ou com deficiência auditiva acompanhassem os desfiles.
Além disso, a festa contou com audiodescrição, ampliando o acesso e tornando o evento ainda mais inclusivo.
Assessoria/Caminho Político
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa páginafacebook: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário