Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

domingo, 16 de março de 2025

Ministro Carlos Fávaro reforça compromisso com redução das desigualdades em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), destacou, nesta sexta-feira (14.03), durante a assinatura da ordem de serviço para a construção da Feira do Produtor e na entrega de tratores para os municípios de Curvelândia, Comodoro, Lambari D’Oeste, Reserva do Cabaçal e Mirassol D’Oeste, o compromisso do Governo Federal em reduzir as desigualdades em Mato Grosso. Em seu discurso, o ministro Fávaro ressaltou que os R$ 500 milhões contratados para investimentos na infraestrutura e apoio à agricultura familiar são apenas o começo de um plano mais amplo que deve alavancar mais de R$ 1 bilhão até o final do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2026. “Esses recursos vão ajudar a melhorar a vida das pessoas, reduzir as desigualdades e fortalecer a cadeia produtiva no estado”, afirmou o ministro.Fávaro também destacou a importância de parcerias com prefeitos e deputados para atender às demandas locais.
“Estamos trabalhando juntos para garantir que as máquinas e equipamentos entregues hoje sejam usados para melhorar estradas, construir galerias populares e pontes de madeira, além de impulsionar a produção agrícola”, disse.
O ministro enfatizou a importância de investimentos em tecnologia e capacitação para os produtores rurais, especialmente os pequenos agricultores. Ele citou como exemplo o programa Solo Vivo, que visa a recuperação de solos em assentamentos rurais, com o uso de equipamentos de alta tecnologia, como tratores de mais de 200 cavalos e distribuidores de calcário. “Esse é um dos programas que mais me anima, pois vai preparar o solo para produzir cada vez mais, seja para pastagem, mandioca, frutas ou milho”, explicou.O ministro também destacou a necessidade de aumentar a produção local de alimentos, como a banana, que atualmente corresponde a apenas 20% do consumo em Mato Grosso. “Temos capacidade técnica e produtiva para inverter essa lógica e garantir que 80% da banana consumida no estado seja produzida aqui”, disse. Ele citou a Rota da Banana, que já está em funcionamento e deve impulsionar a produção em municípios como Nova Marilândia, São José dos Quatro Marcos e Cáceres.

Redução das desigualdades
Fávaro reforçou o compromisso do Governo Federal com o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades regionais. “Não podemos permitir que a riqueza de Mato Grosso passe de um lado para o outro sem melhorar a vida de todos os cidadãos”, afirmou. Ele também criticou políticas que, em sua avaliação, priorizam grandes obras em detrimento de investimentos em capacitação e tecnologia para os pequenos produtores. “Prefiro investir em abatedouros, tecnologia e capacitação do que em grandes rodovias”, disse.
O ministro encerrou seu discurso com uma mensagem de otimismo e determinação. “Estamos trabalhando para garantir que Mato Grosso seja não apenas o campeão na produção de soja, mas também na produção de peixes, mandioca, banana e outros alimentos que abastecem nossa mesa. Essa é a nossa missão, e vamos cumpri-la juntos”, concluiu.
Assessoria/Caminho Político
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa páginafacebook: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário