Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sexta-feira, 28 de março de 2025

PONTO DE CULTURA: Instituto INCA fortalece 5 grupos de Siriri e implementa 1ª Orquestra de Sucata

O Ponto de Cultura Inca em Rede promoverá engajamento comunitário e fortalecimento da identidade da cultura popular da região Sul de Cuiabá. Os grupos de siriri e cururu Siriri Elétrico, Raízes Cuiabanas, São Gonçalo Beira Rio, Flor Serrana e Flor do Campo avançam junto com o Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação, em uma imersão de conhecimento em busca de novas criações artísticas, por meio de consultorias e capacitações com oficinas de Figurino, Cenografia, Coreografia, Maquiagem, Dança Afro, Percussão e Gestão em Mídias Sociais, Organização de Eventos, Produção, Elaboração de Projetos, Finanças e Network, resultando em apresentações esteticamente mais aprimoradas e profissionais. Também apoiará a criação da “1ª Orquestra de Sucata”, com a Startup Social Anjos da Lata.
Com o objetivo de valorizar e impulsionar a preservação das manifestações da cultural popular cuiabana, o Instituto INCA realiza este projeto: o Pronto de Cultura Inca em Rede. É uma continuação do que a organização já realiza há anos, desde 2009, com agentes e quintais da região Sul de Cuiabá, que ainda cultivam a Cultura Popular. Esta já é a quarta ação do Ponto de Cultura INCA.
O lançamento foi embaixo de um mangueiral, no quintal do grupo Siriri Elétrico, com dança, música e uma experiência gastronômica especial proporcionada com a inauguração da Estação Gourmet da @65Box, que destacou em seu cardápio o autêntico Quebra-Torto mato-grossense, acompanhado de uma seleção de petiscos regionais, valorizando a rica culinária local, proporcionando um momento de celebração e troca entre os participantes, em um lindo encontro realizado no último sábado (22.03), com a presença dos secretários de Estado de Cultura Esporte e Lazer, Jan Moura, e do município de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros.
Para essa realização do projeto que tem duração de seis meses, o Governo do Estado entra como patrocinador, por meio da Secretaria de Estado de Cultura Esporte e Lazer, via emenda parlamentar impositiva do deputado Wilson Santos, com o objetivo de preservar tradições, fortalecer artistas locais e garantir que a cultura se mantenha firme pelos quintais cuiabanos, previsto no Plano Estadual de Cultura de Mato Grosso, trabalho que o Instituto INCA já desenvolve ao longo de seus 20 anos, conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil (ODS), tal como o item 11 dos 17 objetivos, por exemplo, de “Cidades e comunidades sustentáveis”.
“Ao investir nesses grupos, fortalecemos não apenas a arte, mas também a identidade e a autoestima da comunidade. Além de apoiar diretamente os grupos culturais, o projeto tem um impacto transformador na região Sul de Cuiabá, ampliando o acesso da população às manifestações culturais e promovendo o pertencimento e a valorização da identidade local. O Ponto de Cultura em Rede é mais do que um espaço de fomento à arte; é um ponto de encontro, troca e construção coletiva, reafirmando a cultura como um direito e um motor de transformação social”, destaca a coordenadora executiva e projetista do Ponto de Cultura Inca em Rede, Nariel Iatskiu.
O projeto conta com edital de contratação de professores que estão em fase de contratação, e já começou nesta semana com a oficina de Maquiagem Artística, com ênfase em pele negra, ministrada pelo maquiador Luiz Cláudio, que segue por três semanas em um circuito entre os grupos, em seus quintais.
PROGRAMAÇÃO
O Ponto de Cultura Inca em Rede é uma iniciativa essencial para fortalecer os grupos culturais locais, garantindo que suas práticas e saberes sejam preservados, reconhecidos e compartilhados. Esse projeto impulsiona artistas e agentes culturais, criando oportunidades de aprendizado, produção e engajamento, além de democratizar o acesso à cultura.
Serão quatro meses de trabalho com os grupos Siriri Elétrico, Raízes Cuiabanas, São Gonçalo Beira Rio, Flor Serrana e Flor do Campo.
Além da Maquiagem Artística, eles receberão melhoria nas capacidades de produção de eventos e uso de redes sociais, contribuindo para uma maior divulgação e impacto das atividades culturais do grupo, dentre as oficinas de Gestão.
Em especial, no quintal de Dona Matilde, o grupo Flor do Campo, identificado como um quintal quilombola, receberá as oficinas para a manutenção de suas atividades culturais afro-brasileiras: com oficinas de Dança Afro, Percussão, com ênfase em ritmos Afros; para a criação de um novo espetáculo do Grupo Flor do Campo Mesclando o Siriri e os ritmos Afros. Também de Cenografia e Figurino Afro contribuindo para a valorização e preservação das tradições.
A novidade é o apoio para a criação da 1ª Orquestra de Instrumentos Alternativos, ou seja, de Sucata, com a Startup Social Anjos da Lata que desenvolverá, por seis meses, oficinas de criação de instrumentos e música, com crianças e adolescentes do bairro São João Del Rey, pelo arte-educador Anselmo Parabá.
O desenvolvimento de habilidades musicais e de fabricação de instrumentos alternativos de percussão, sopro e corda, pelos participantes resultará em apresentações públicas da orquestra e maior visibilidade do grupo Anjos da Lata.
Assessoria/Caminho Político
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa páginafacebook: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário