A artesã de Rosário Oeste, Dona Eugênia Vieira Costa, moradora do Bairro Aeroporto, teve suas peças expostas na exposição “Lírica, crítica e solar: artes visuais em Mato Grosso”. A exposição, que se iniciou no dia 18 de março de 2025, apresenta as obras da artesã de Rosário Oeste, juntamente com as de outros 49 artistas mato-grossenses, no Museu Nacional da República, em Brasília. O acervo, com mais de 200 peças, ficará em exibição até o dia 11 de maio. Aos 68 anos, Dona Eugênia, como é mais conhecida, é a guardiã de uma técnica milenar no mundo cerâmico. Aliás, ela é provavelmente a última ceramista da região de Rosário Oeste, em Mato Grosso, a utilizar a técnica ancestral “catipé” ou “cariapé”.
Estudos arqueológicos apontam que a técnica utilizada por Dona Eugênia envolve um tipo de "tempero" aplicado à cerâmica, que consiste na utilização de cinzas durante o processo de queima do barro. Esse processo é realizado em uma espécie de forno de chão, construído nos fundos de sua casa. As cinzas são obtidas pela queima de cascas de árvores do Cerrado.
Mantendo a tradição rústica, é a própria Dona Eugênia quem se embrenha na mata, localizada atrás de sua residência, para coletar as cascas dessas árvores.
A exposição “Lírica, crítica e solar: artes visuais em Mato Grosso” faz parte das comemorações dos 50 anos do Sebrae em Mato Grosso e busca valorizar a rica diversidade artística do estado.
A curadoria da exposição, que trouxe repercussão nacional para a artesã de Rosário Oeste e outros artistas de Mato Grosso, foi realizada por Divino Sobral e Laudenir Gonçalves, com assistência de Rosana Schmitt e expografia de Guilherme Isnard. O processo seletivo das obras incluiu artistas de oito municípios mato-grossenses: Cuiabá, Canarana, Chapada dos Guimarães, Guiratinga, Nobres, Rondonópolis, Rosário Oeste e Várzea Grande.
Assessoria/Caminho Político
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa páginafacebook: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
@caminhopolitico @cpweb
Nenhum comentário:
Postar um comentário