Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

domingo, 23 de março de 2025

ROSÁRIO OESTE: Artesã de Rosário Oeste ganha repercussão nacional e tem obra exposta no Museu Nacional, em Brasília

A artesã de Rosário Oeste, Dona Eugênia Vieira Costa, moradora do Bairro Aeroporto, teve suas peças expostas na exposição “Lírica, crítica e solar: artes visuais em Mato Grosso”. A exposição, que se iniciou no dia 18 de março de 2025, apresenta as obras da artesã de Rosário Oeste, juntamente com as de outros 49 artistas mato-grossenses, no Museu Nacional da República, em Brasília.
O acervo, com mais de 200 peças, ficará em exibição até o dia 11 de maio. Aos 68 anos, Dona Eugênia, como é mais conhecida, é a guardiã de uma técnica milenar no mundo cerâmico. Aliás, ela é provavelmente a última ceramista da região de Rosário Oeste, em Mato Grosso, a utilizar a técnica ancestral “catipé” ou “cariapé”.
Estudos arqueológicos apontam que a técnica utilizada por Dona Eugênia envolve um tipo de "tempero" aplicado à cerâmica, que consiste na utilização de cinzas durante o processo de queima do barro. Esse processo é realizado em uma espécie de forno de chão, construído nos fundos de sua casa. As cinzas são obtidas pela queima de cascas de árvores do Cerrado.
Mantendo a tradição rústica, é a própria Dona Eugênia quem se embrenha na mata, localizada atrás de sua residência, para coletar as cascas dessas árvores.
A exposição “Lírica, crítica e solar: artes visuais em Mato Grosso” faz parte das comemorações dos 50 anos do Sebrae em Mato Grosso e busca valorizar a rica diversidade artística do estado.
A curadoria da exposição, que trouxe repercussão nacional para a artesã de Rosário Oeste e outros artistas de Mato Grosso, foi realizada por Divino Sobral e Laudenir Gonçalves, com assistência de Rosana Schmitt e expografia de Guilherme Isnard. O processo seletivo das obras incluiu artistas de oito municípios mato-grossenses: Cuiabá, Canarana, Chapada dos Guimarães, Guiratinga, Nobres, Rondonópolis, Rosário Oeste e Várzea Grande.
Assessoria/Caminho Político
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa páginafacebook: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário