SANEAR. SERVIÇO DE SANEAMENTO AMBIENTAL DE RONDONÓPOLIS

SANEAR. SERVIÇO DE SANEAMENTO AMBIENTAL DE RONDONÓPOLIS
Rua Dom Pedro II, Nº 1210, Caixa D'água Centro/ROO

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quarta-feira, 5 de março de 2025

Secretaria de Agricultura e Aquamat alinham estratégias para oferta de peixe na Semana Santa

A Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho (Smat) e a Associação dos Aquicultores de Mato Grosso (Aquamat) estão alinhando estratégias para garantir o abastecimento e a comercialização de pescado durante a Semana Santa, período de maior consumo de peixe em Cuiabá.
Durante reunião entre representantes da Smat, lideranças da Aquamat e o poder público municipal, foram discutidas ações para fortalecer a cadeia produtiva e facilitar o acesso da população ao pescado a preços mais acessíveis. Entre as medidas em estudo, está a realização de feiras e pontos de venda estratégicos na capital, além da possibilidade de ampliar parcerias com frigoríficos e produtores. “O consumo de peixe na Semana Santa é uma tradição cultural que precisa ser preservada. Estamos trabalhando para garantir que a população tenha acesso ao pescado inspecionado e de qualidade, com preços justos”, destacou o secretário municipal de Agricultura e Trabalho, Felipe Corrêa.
O presidente da Aquamat, Darci Santos Fornari, ressaltou que a iniciativa pode impulsionar a piscicultura local. “Essa foi uma das pautas que avançou bem. Fiquei de conversar com frigoríficos e possíveis parceiros, e há boas chances de conseguirmos movimentar a cadeia produtiva, valorizando o setor”, afirmou.
Além do planejamento para a Semana Santa, a reunião também abordou a criação de políticas públicas que incentivem a piscicultura em Cuiabá. Segundo o diretor de Agricultura da Smat, Renildo França, Mato Grosso já foi o maior produtor de peixe nativo do Brasil em 2013, com 73 mil toneladas, mas hoje ocupa apenas a oitava posição no ranking nacional, com 45 mil toneladas. “Esse cenário reflete a necessidade de investimentos e de maior organização do setor”, pontuou.
A expectativa é que, com ações estruturadas, a piscicultura em Cuiabá volte a crescer, beneficiando produtores e consumidores.
Assessoria/Caminho Político
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa páginafacebook: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário