Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quarta-feira, 12 de março de 2025

STM empossa primeira mulher como presidente após 217 anos de história do tribunal

Nesta quarta-feira (12), a ministra Maria Elizabeth Rocha foi empossada como presidente do Superior Tribunal Militar (STM), órgão máximo da Justiça Militar da União. Ela se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo em 217 anos de história do tribunal, a ministra ocupará a função durante um mandato de dois anos.
A cerimônia de posse foi realizada no Teatro Nacional de Brasília, o evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a primeira-dama, Janja da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckimin, os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, além de inúmeras autoridades dos Três Poderes.
Ao transmitir o cargo de presidente para Elisabeth Rocha, o ex-presidente do STM, Francisco Joseli Parente Camelo, ressaltou que, de maneira inédita, o tribunal terá uma mulher como principal líder da Corte.
“Isso é extremamente significativo para Justiça Militar da União, como para todo o Poder Judiciário e para o Brasil. Para mim, é uma honra muito grande transmitir o cargo de presidente do STM à ministra Elisabeth, que há 18 anos atua como ministra desta Corte”, disse.
Maria Elizabeth Rocha
A nova presidente compõe o STM há mais de 17 anos, desde 2007, ano em que foi indicada durante o primeiro mandato do presidente Lula. A ministra é a primeira mulher nomeada para o tribunal militar em 217 anos de funcionamento do órgão.
Entre 2013 e 2015, Maria chegou a assumir de maneira temporária a presidência do STM, no entanto em circunstâncias diferentes, para um mandato-tampão.
Maria Elizabeth nasceu em Belo Horizonte e é formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). A recém empossada como presidente também é doutora em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O STM é formado por 15 ministros, sendo cinco civis e dez militares, cujas cadeiras estão distribuídas entre quatro vagas direcionadas ao Exército, três à Marinha e três à Aeronáutica.
Assessoria/Caminho Político
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa páginafacebook: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário