Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quinta-feira, 6 de março de 2025

Suprema Corte dos EUA impede Trump de reter ajuda externa

Tribunal rejeitou tentativa do presidente de bloquear o pagamento de 2 bilhões de dólares a organizações de ajuda internacional por trabalhos já realizados para o governo. A Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou nesta quarta-feira (05/03) a tentativa do presidente do país, Donald Trump, de bloquear o pagamento de 2 bilhões de dólares a organizações de ajuda internacional por trabalhos já realizados para o governo.
A decisão é um revés para Trump, que, desde que voltou ao poder em 20 de janeiro, tomou medidas para restringir os projetos humanitários dos EUA em todo o mundo, incluindo o desmantelamento da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (Usaid).
Em seu primeiro veredito contrário a uma medida de Trump, a Suprema Corte, com uma maioria conservadora, decidiu – por cinco votos a quatro – manter a decisão do juiz do Distrito de Columbia, Amir Ali, que ordenou que o governo liberasse imediatamente os fundos para as organizações que haviam se beneficiado dos subsídios da Usaid ou do Departamento de Estado.
A ordem de Ali havia originalmente dado ao governo até 26 de fevereiro para desembolsar os fundos, Nessa data, o presidente da Suprema Corte, John Roberts, suspendeu temporariamente a ordem, horas antes do prazo final, para dar ao tribunal superior mais tempo para considerar o pedido formal do governo para bloquear a decisão de Ali.
No entanto, o caso ainda não terminou. A Suprema Corte pediu a Ali que esclarecesse quais são as obrigações do governo Trump, para fazer cumprir sua decisão. Os próximos passos serão decididos em audiência que Ali deverá realizar na quinta-feira.
Suspensão de 90 dias
Trump, que chegou à Casa Branca com a promessa de colocar "os EUA em primeiro lugar”, ordenou uma suspensão de 90 dias de toda a ajuda externa em seu primeiro dia no cargo, 20 de janeiro, o que impediu o fornecimento de cuidados médicos vitais em muitas partes do mundo.
Muitas organizações humanitárias acreditam que Trump esteja extrapolando a concedida pala Constituição, pois é o Congresso que tem o poder de decidir sobre o financiamento, não o presidente. Trump se mostra determinado a cortar os gastos do governo federal, com a ajuda do homem mais rico do mundo e maior doador de sua campanha presidencial, Elon Musk.
Uma de suas metas é encerrar a Usaid, que mantém programas de saúde e de emergência em cerca de 120 países.Segundo Trump, trata-se de uma agência “administrada por lunáticos radicais”, enquanto Musk a descreveu como uma “organização criminosa”. A ameaça de fechamento desencadeou manifestações populares em Washington, em fevereiro.
md/av (EFE, AFP)Caminho Político
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa páginafacebook: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário