Ex-presidente sentiu dores abdominais e foi transferido de helicóptero a Natal. Quadro de saúde não é grave, diz equipe médica. O ex-presidente Jair Bolsonaro(PL) sentiu fortes dores abdominais na manhã desta sexta-feira (11/04) e foi internado às pressas em uma unidade pública de saúde no município de Santa Cruz, no interior do Rio Grande do Norte. Após ser medicado, Bolsonaro foi transferido de ambulância até um campo de futebol, de onde foi levado em um helicóptero da Polícia Militar a um hospital particular em Natal. O vereador Carlos Bolsonaro , filho do ex-presidente, informou nas redes sociais que seu pai sentia dores desde a madrugada, mas foi piorando quando iniciou compromissos políticos no município. Ele estava na região como parte de uma agenda do Partido Liberal para fortalecer a presença da sigla no Nordeste. Segundo o vereador, as dores são consequência da facada que Bolsonaro sofreu em 2018. O ex-presidente foi submetido a exames e estava lúcido, com estado de saúde estável, durante o deslocamento à capital. Ele segue internado no Hospital Rio Grande e não há previsão de alta.
O diretor geral do hospital, Luiz Roberto Fonseca, afirmou que Bolsonaro foi admitido com inchaço e dor abdominal, mas com sinais vitais estáveis, e será submetido a um tratamento antibacteriano. "Por enquanto, não há necessidade de cirurgia", disse Fonseca.
No final da tarde, o ex-presidente publicou mas redes sociais uma foto em que aparece acamado no hospital. Ele diz estar sem febre e com boa evolução clínica. "A causa foi uma complicação no intestino delgado, consequência das múltiplas cirurgias que precisei realizar após o atentado sofrido em 2018", escreveu.
"TWITTER OU X": Jair M. Bolsonaro @jairbolsonaro · Follow
- Sigo internado no Hospital Rio Grande, em Natal, após sentir fortes dores abdominais durante a agenda que cumpria no interior do Rio Grande do Norte.
- A causa foi uma complicação no intestino delgado, consequência das múltiplas cirurgias que precisei realizar após o atentado sofrido em 2018.
- Graças a Deus, meu quadro está estável e sigo me recuperando, sem febre e com boa evolução clínica. A última informação que temos é de que, por enquanto, não há necessidade de uma nova cirurgia.
- Agradeço de coração aos médicos e enfermeiros dos hospitais de Santa Cruz e de Natal, que me atenderam com rapidez, dedicação e competência, bem como a eficiência no transporte realizado pela Polícia Militar/RN.
- Em um primeiro momento, fui prontamente acolhido no Hospital Municipal Aluízio Bezerra, em Santa Cruz, e depois transferido para o Hospital Rio Grande, em Natal, onde sigo internado.
- Também agradeço a todos os brasileiros pelas orações, mensagens e demonstrações de carinho.
- Momentos assim nos lembram da fragilidade da carne e da fortaleza que vem da fé, da família e daqueles que permanecem ao nosso lado, mesmo à distância.
- Com a ajuda dos médicos e a proteção de Deus, em breve estarei de volta, pronto para retomar minha missão de percorrer as cinco regiões do Brasil.
- Seguimos firmes. Com serenidade, confiança e muita fé em Deus.
- Jair Bolsonaro.
Cirurgias frequentes
Desde o atentado de 2018, Bolsonaro já passou por cinco cirurgias abdominais. Em 2019, precisou de intervenção cirúrgica para reconstruir o intestino e corrigir lesões no fígado. Entre 2021 e 2022, precisou corrigir aderências intestinais e tratar uma obstrução intestinal. No ano seguinte, passou por uma nova operação para corrigir uma hérnia de hiato.
Agenda política
O PL divulgou uma nota oficial pedindo orações pela recuperação do ex-presidente. Segundo o partido, a agenda de Bolsonaro foi cancelada para que ele se recupere.
Apesar de estar inelegível às eleições presidenciais de 2026, o ex-presidente vem se mobilizando politicamente. O objetivo do projeto Rota 22, que se iniciava hoje com a presença de Bolsonaro, era visitar municípios que receberam obras de sua gestão à frente do governo federal. No Rio Grande do Norte, ele também estava acompanhado do senador Rogério Marinho (PL).
"Nós esperamos que seja uma intercorrência mais simples, que não haja necessidade de intervenção cirúrgica. [...] O presidente Bolsonaro, ao contrário de outros, de fato sofreu uma facada, que tem dado a ele e a sua saúde sérios problemas", disse Marinho em um vídeo publicado nas redes sociais.
gq (ots)Caminho Político
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa páginafacebook: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
@caminhopolitico @cpweb
Nenhum comentário:
Postar um comentário