Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quarta-feira, 30 de abril de 2025

Deputada Janaina denuncia boicote do governo a emendas e cobra respeito à autonomia da Assembleia: “aqui não é puxadinho”

Durante aparte na sessão desta quarta-feira (30), a deputada estadual Janaina Riva (MDB) denunciou uma articulação nos bastidores do Governo do Estado para impedir o pagamento de emendas parlamentares de sua autoria. A acusação foi feita após a deputada relatar um episódio constrangedor envolvendo um prefeito do interior e o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia.
Segundo a parlamentar, um prefeito do interior, ao tentar viabilizar uma obra por meio de emendas, procurou o senador Jayme Campos (União) propondo uma troca: a substituição de uma emenda dela por uma indicação do senador, já que Janaina possuía emenda destinada especificamente àquela finalidade. No entanto, ao interceder junto ao secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, diante de várias pessoas o secretário disse: “As emendas da Janaina eu não vou pagar.”
“Quero dizer ao secretário Fábio Garcia: vai pagar cada centavo das minhas emendas. E se não pagar, vai me enfrentar com muita força aqui na Assembleia de uma forma que ele nunca viu”, disparou a parlamentar. “Esse é um direito que me foi dado nas urnas. Se quer me perseguir, que use aquilo que é dele. Mas ele não vai usar dinheiro público para perseguir deputada.”
A deputada, que é a mais votada da atual legislatura e a única mulher no Parlamento estadual, reforçou que não aceitará retaliações e exigiu respeito. “Me expôs na frente de todo mundo, como mulher, como deputada. Não pense que vai me fazer de otária. Não pense”, declarou.
A denúncia de Janaina ocorre em meio à repercussão da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7807, ajuizada pelo governador Mauro Mendes (União) no Supremo Tribunal Federal (STF), com o objetivo de anular trecho da Constituição Estadual que trata da execução obrigatória de emendas de bancada e de bloco parlamentar. Para a deputada, o movimento do governo é uma tentativa de desmobilizar a atuação parlamentar e transformar a Assembleia Legislativa em um “puxadinho do Palácio Paiaguás”.
“Quer entrar na Justiça para acabar com emenda de bancada e está todo mundo quieto. Está achando que a Assembleia é o quê? Que é feita só de pau-mandado? Eu não sou pau-mandada”, afirmou.
Ainda em tom de indignação, Janaina criticou o que classificou como uma “chantagem barata” e alertou para possíveis práticas de uso político da estrutura estatal por parte do secretário. “Vou atrás de cada centavo de emenda que me é devido, por que não é meu, é dos municípios. Agora ficar fazendo campanha de deputado federal com dinheiro do Estado? Prometendo três, quatro, cinco milhões? Opa, pera aí. E nós aqui só assistindo? Comigo não. O secretário me expôs na frente de todo mundo, como mulher, como deputada. Não pense que vai me fazer de otária. Não pense”, finalizou.
Assessoria/Caminho Político
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa páginafacebook: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário