Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quarta-feira, 2 de abril de 2025

EXERCÍCIO DE 2024: Governo de MT entrega contas ao TCE e destaca aplicação de 18% em investimentos

O governador Mauro Mendes entregou ao Tribunal de Contas, na tarde desta quarta-feira (2.4), as contas do Governo de Mato Grosso referentes ao exercício de 2024.
Durante a entrega, Mauro Mendes ressaltou que o Estado terminou 2024 investindo cerca de 18% da receita do que foi arrecadado durante o ano. "Nós estamos na maior série histórica já vivenciada por alguns Estados brasileiros ao investir, com recursos próprios, em obras e políticas públicas. Nosso endividamento, ao longo desses últimos anos, também diminuiu e estamos mantendo esse investimento na casa de 18% a 20%. O resultado prático disso está aí: os enormes e importantes avanços na infraestrutura, no sistema de saúde, na construção de novos hospitais e na educação”, afirmou.
Conforme o relatório elaborado pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), o Estado arrecadou R$ 39,129 bilhões em 2024, sendo R$ 5,731 bilhões revertidos em investimentos em áreas como Saúde, Educação, Segurança Pública e Infraestrutura.
"Temos registrado números que são bastante importantes e positivos comparados com o que Estado, historicamente, tem registrado ao longo de muitas décadas. As contas do ano de 2024 retratam exatamente isso. O Governo do Estado tem conseguido cumprir seus indicadores. Mantemos a nossa nota A+ do Tesouro Nacional, que é a melhor classificação de risco que existe dentro do Brasil. Isso retrata não só no indicador, mas nas consequências objetivas que ele tem para o Estado”, completou o governador.
O conselheiro Guilherme Maluf destacou os programas MT Cirurgia e o Imuniza mais MT para avanço nos indicadores da saúde no Estado.
"Na gestão do atual governo, os programas MT Cirurgia e o Imuniza Mais MT se destacaram, sem dúvida nenhuma, pelos seus avanços. Nessa escalada a nível nacional de retrocesso nos índices de imunização, Mato Grosso instalou o processo de premiar os municípios e isso os estimulou a ir na contramão. Os números de cirurgias também dispararam. São dois programas, no meu modo de ver, muito diferentes", apontou.
Por fim, o presidente do TCE, conselheiro Sérgio Ricardo, afirmou que a Corte de Contas vai analisar com profundidade o relatório das contas apresentadas pelo governo.
"Como mato-grossense, eu espero que os resultados sejam melhores do que nos anos anteriores. O Tribunal de Contas reconhece que o atual governo tem resultados diferenciados de governos anteriores e até de décadas anteriores. Esperamos que esse ano de 2024 seja ainda melhor do que foi em 2023", ressaltou.
Acompanharam a entrega das contas do exercício de 2024 os secretários estaduais Fábio Garcia (Casa Civil), Rogério Gallo (Fazenda), Basílio Bezerra (Planejamento e Gestão) e Paulo Farias (Controladoria Geral do Estado). O procurador-geral do Ministério Público de Contas, Alisson Alencar, também acompanhou a entrega do relatório.
Assessoria/Caminho Político
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa páginafacebook: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário