Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

domingo, 27 de abril de 2025

GOLPE BOLSONARISTA: Como Daniel Silveira, Nikolas precisa responder por seus ataques e ameaças golpistas ao STF

A manifestação ocorreu nesta sexta-feira (25/4), como reação à condenação de Débora Rodrigues dos Santos, cabeleireira envolvida nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, que foi sentenciada a 14 anos de prisão pela Primeira Turma do STF.
Em publicação no X, Nikolas afirmou que “a solução é esperar um presidente dissolver essa corte política”. A fala agride frontalmente a ordem democrática e, assim como já ocorreu em casos anteriores, precisa ser tratada com a seriedade que exige a defesa do Estado de Direito. Não é a primeira vez que o parlamentar ataca o Supremo. No início do mês, durante ato em São Paulo em favor da anistia aos golpistas, ele chamou o ministro Alexandre de Moraes de “covarde” e o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, de “debochado”.
O histórico recente da Justiça brasileira mostra que manifestações de natureza golpista podem e devem ser punidas. O deputado Daniel Silveira, por exemplo, foi condenado pelo STF por estimular atos antidemocráticos e por ataques a ministros e instituições. Ainda que parlamentares tenham imunidade para suas opiniões no exercício da função, essa proteção não é absoluta. Crimes praticados fora do estrito âmbito funcional podem e devem gerar responsabilização.
Nikolas extrapolou qualquer limite aceitável para quem ocupa uma cadeira no Congresso Nacional. Defender a dissolução do Supremo, atacar publicamente ministros da Suprema Corte e deslegitimar as instituições são atos que atingem diretamente a estabilidade democrática. Cabe agora às autoridades competentes analisarem essas condutas e adotarem as medidas necessárias para preservar a democracia e a autoridade das instituições.
A liberdade de expressão não pode servir de escudo para a prática de crimes contra o regime democrático. Assim como Daniel Silveira foi responsabilizado, Nikolas Ferreira precisa ser cobrado e responder judicialmente por suas declarações golpistas.
Kiko Nogueira/DCM/Caminho Político
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa páginafacebook: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário