Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sexta-feira, 4 de abril de 2025

HOMENAGEM: Lula concede Ordem Nacional do Mérito ao cacique Raoni

Nesta sexta-feira (4), Lula (PT) e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, viajaram para o Parque Nacional do Xingu, no Mato Grosso. No local, os dois tiveram compromissos com o cacique Raoni, condecorado com a Ordem Nacional do Mérito.
A honraria foi concedida “em razão dos relevantes serviços prestados em defesa dos direitos dos povos indígenas, da Floresta Amazônica e do meio ambiente”, segundo consta de decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU).
A homenagem foi entregue pessoalmente pelo petista na Aldeia Piaraçu, na Bacia do Rio Xingu.
No encontro com Raoni, o presidente concedeu a medalha Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito, maior honraria do Estado brasileiro.
“Não existe na face da terra nenhum homem, nenhum rei mais representativo que o nosso querido Raoni, por isso a nossa alegria de estar aqui e poder conversar com vocês”, declarou o presidente.
“Guerreiro incansável na defesa dos povos indígenas, do meio ambiente e da Amazônia, nosso querido Raoni segue ativo em sua nobre missão”, completou o presidente.
Lula lembrou que a reunião também deve ser usada para escutar as demandas dos indígenas para encaminhar soluções para estes povos. Raoni cobrou publicamente Lula o cumprimento da promessa de chegar ao desmatamento zero da Amazônia até 2030.
“Tenho certeza que todos vocês sabem, mas faço questão de lembrar e repetir sempre que possível, somos um governo que respeita os povos indígenas e reconhece seus direitos”, afirmou Lula. “Os que reclamam que o indígena detém 14% do território nacional não devem se esquecer que um dia os indígenas tiveram 100% do território nacional e portanto vocês tem direito de brigar e reivindicar quantas terras forem necessárias”, completou Lula.
Lula teve um encontro privado com o líder indígena pela manhã. O presidente também deve se reunir com as demais lideranças indígenas que habitam a Bacia do Rio Xingu.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, também integra a comitiva da visita. O ministério investiu cerca de R$ 14 milhões em programas focados em segurança alimentar e geração de renda na região, desenvolvidos em parcerias com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) para as etnias Xavante e Tapirapé.
Assessoria/Caminho Político
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa páginafacebook: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário