Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quinta-feira, 3 de abril de 2025

Pauta dos servidores públicos de MT sobre perdas salariais ganha apoio da Fecomércio

Em mais uma rodada de conversas entre a comissão técnica formada pela Assembleia Legislativa e a Federação dos Sindicatos, para dialogar com todos os Poderes, comércio e indústria sobre a defasagem e perda salarial dos servidores públicos de Mato Grosso, na manhã desta quinta-feira (03.04) foi a vez de debater com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT) sobre o impacto que essa defasagem tem causado no comércio do estado.
O presidente da Fecomércio, José Wenceslau de Souza Júnior, se solidarizou com a demanda dos servidores públicos, pois entende que um servidor público bem remunerado e com o poder de compra em dia faz o dinheiro circular no comércio. “Os dias de maior movimento no comércio são os de pagamento dos servidores públicos, porque ou eles compram ou pagam suas contas. Quando o servidor perde seu poder de compra, que é o que eu ouvi hoje aqui, ele deixa de comprar e isso impacta diretamente o comércio, que hoje é responsável por mais de 60% dos empregos formais. Então, contem com o apoio do comércio nessa luta”, disse.
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) esclareceu ao presidente da Fecomércio as causas das perdas salariais, ocasionadas principalmente pelo não pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) em anos anteriores, que levaram à defasagem atual dos servidores públicos. Ela reforçou que um estudo já está sendo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) para determinar o percentual exato dessas perdas salariais.
“Essa agenda de hoje com a Fecomércio foi importante para que o presidente leve aos comerciantes de Mato Grosso a compreensão do impacto que essa perda do poder de compra do servidor gera na vida deles também. Foi um pedido de apoio à causa. Apresentamos a ele nossas principais pautas, que incluem o apoio à implementação da PEC que apresentamos na Assembleia Legislativa, para que haja um mês base na Constituição para o pagamento da RGA, e que o índice utilizado para o cálculo da RGA seja a Unidade Padrão Fiscal (UPF), que é um índice estadual. Também discutimos as perdas salariais referentes às RGAs que deixaram de ser pagas no passado e a contribuição previdenciária cobrada dos servidores aposentados de Mato Grosso que ganham até o teto do INSS, o que impacta diretamente na saúde financeira do servidor público e atrapalha o comércio”, explicou Janaina.
A presidente da Federação dos Servidores, Carmem Machado, destacou que o encontro, assim como os anteriores, visa construir um diálogo social sobre a importância da situação da defasagem da carreira pública em Mato Grosso. A próxima agenda para buscar apoio institucional à causa será com o Ministério Público Estadual.
Assessoria/Caminho Político
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa páginafacebook: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário