Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quarta-feira, 14 de maio de 2025

Assembleia aprova regime tributário para free shops em Cáceres

Os deputados estaduais aprovaram em segunda votação, durante sessão ordinária nesta quarta-feira (14), o Projeto de Lei (PL) 797/2025, do Poder Executivo, que institui o regime tributário estadual denominado Regime Cidades Gêmeas/ICMS-MT, aplicado às lojas francas localizadas em sede de municípios mato-grossenses, caracterizados como cidades gêmeas de cidades estrangeiras. O PL tramitou em regime de urgência e foi aprovado por unanimidade.
O parágrafo único do artigo 1º diz que o “regime tributário de que trata esta lei aplica-se, exclusivamente, a lojas francas (free-shops), localizadas em sede de municípios mato-grossenses, caracterizados como cidades gêmeas de cidades estrangeiras, nos termos da legislação federal pertinente.
O governo justifica que a medida está amparada na autorização conferida pelo Convênio ICMS 91/91, celebrado no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que dispõe sobre a concessão de isenção do Imposto sobre CIrculação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações realizadas por lojas francas localizadas nos aeroportos internacionais e em sedes de municípios caracterizados como cidades gêmeas de cidades estrangeiras.
Cita ainda que “o Convênio ICMS 91/91 foi alterado pelo Convênio ICMS 4/2014, já aprovado por essa Assembleia Legislativa nos termos do parágrafo sexto do artigo 3°, da Lei n° 10.978, de 29 de outubro de 2019 (DOE de 30/10/2019), que altera a Lei n° 7.098, de 30 de dezembro de 1998, que consolida normas referentes ao Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação, ICMS”.
O texto prevê isenção das seguintes operações: saídas de produtos industrializados, promovidas por lojas francas (free shops) instaladas em sede de municípios mato-grossenses, caracterizados como cidades gêmeas de cidades estrangeiras, saídas de produtos industrializados destinados à comercialização, com destino às lojas francas (free shops) instaladas em sede de municípios mato-grossenses, caracterizados como cidades gêmeas de cidades estrangeiras e a entrada de produtos industrializados importados do exterior destinados à comercialização em lojas francas (free shops), instaladas em sede de municípios mato-grossenses, caracterizados como cidades gêmeas de cidades estrangeiras.
O governo destaca também que “a medida interessa ao Estado de Mato Grosso, tendo em vista a edição pelo Ministério do Desenvolvimento Regional da Portaria nº 2.507, de 5 de outubro de 2021 (DOU de 06/10/2021), que arrola, na lista que a acompanha, o município de Cáceres entre as "cidades-gêmeas" nacionais. Em que pese a Portaria Ministerial classificar apenas um município mato-grossense na condição de "cidade gêmea" de cidade estrangeira, o Projeto de Lei em apenso dispõe sobre o tratamento de forma geral, permitindo a extensão do tratamento a novo município que eventualmente possa vir a adquirir a mesma condição”.
No PLC, o governo observa que “em contrapartida ao benefício que se pretende implementar, impõe-se ao contribuinte beneficiário de recolhimento de valor, na proporção de 5% (cinco por cento) do valor da operação alcançada pela isenção do ICMS, ao Fundo de Apoio às Ações Sociais de Mato Grosso – FUS/MТ. Destaca-se que a medida é necessária para garantir o desenvolvimento da região ocidental do Estado, como compensação pela implantação do Regime Cidades Gêmeas/ICMS-MT, tendo em vista a possibilidade de afetar a dinâmica do comércio local, inclusive de estabelecimentos não enquadrados em CNAE relativas às lojas francas, dando azo à preocupação com os reflexos sociais decorrentes”.
Os deputados Max Russi (PSB), presidente da Assembleia Legislativa, Wilson Santos (PSD) e Valmir Moretto (Republicanos), destacaram a importância da votação do PLC que vai beneficiar o município de Cáceres. “Isso aqui é um dia histórico para a Grande Cáceres”, comemorou Wilson Santos (PSD).
O presidente da ALMT, deputado Max Russi (PSB), destacou o esforço dos deputados fazer a terceira sessão ordinária do dia para garantir a votação do projeto. “Devido a importância dessa Mensagem para a região, estamos fazendo a terceira sessão do dia para garantir a aprovação”, explicou.
Assessoria/Caminho Político
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa páginafacebook: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário