Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

terça-feira, 13 de maio de 2025

Deputado Valdir Barranco se licencia por 121 dias e Henrique Lopes assume

A partir desta quarta-feira (14), o deputado estadual Valdir Barranco (PT) entra em licença de 121 dias da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Em seu lugar, assume o suplente Henrique Lopes (PT), presidente da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT-MT) e dirigente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep). Lopes retorna à Casa de Leis após quase cinco anos. Em 2020, ele já havia assumido o mandato de forma temporária, ao substituir o próprio Barranco, que se licenciou para disputar a eleição suplementar ao Senado.
A licença de Barranco faz parte de um rodízio acordado dentro da bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia. Ao longo de cinco meses, o mandato será ocupado, em ciclos de 30 dias, por suplentes do partido: Henrique Lopes, Professora Graciele, Professora Edna Sampaio, a indígena Eliene Xunakalo e Altir Peruzzo.
Henrique Lopes é o primeiro a ser contemplado pela medida nesta legislatura, que também conta com o deputado estadual Lúdio Cabral (PT). O objetivo do rodízio é ampliar a participação de lideranças do partido nos debates legislativos e na construção de políticas públicas para o povo mato-grossense.
“É uma honra retornar à Assembleia Legislativa e, mais uma vez, representar os trabalhadores e trabalhadoras do nosso estado. Vamos seguir na defesa da educação pública, dos direitos sociais e da democracia. Esse rodízio demonstra o compromisso coletivo do PT com a pluralidade e a renovação política”, afirmou Henrique Lopes.
Valdir Barranco justificou sua saída temporária pelo envolvimento direto na organização do Processo de Eleições Diretas (PED) do PT, marcado para 6 de julho, quando deixará a presidência estadual do partido após oito anos no cargo. Ele também pretende aproveitar o período para cuidar da saúde e tratar de sequelas da covid-19, que o manteve hospitalizado por 81 dias em 2021.
“É um momento importante para o nosso partido, e quero estar totalmente dedicado e focado ao PED. Além disso, preciso cuidar da minha saúde com mais atenção e dedicação, que, devido à correria do dia a dia, não estava conseguindo. Fico tranquilo ao passar o mandato a companheiros e companheiras comprometidos com o nosso projeto coletivo”, finalizou Barranco.
Assessoria/Caminho Político
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa páginafacebook: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário