Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

PROGRAMA ADILSON COSTA com RÉGIS OLIVEIRA

PROGRAMA ADILSON COSTA com RÉGIS OLIVEIRA
na Rádio Cuiabana FM 106.5 de Segunda a Sexta das 16hs ás 17hs e nas plataformas digitais.

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quarta-feira, 21 de maio de 2025

ESCOLHA UNÂNIME: Eleita presidente do Condege, Luziane Castro assume compromisso com o fortalecimento das Defensorias Públicas

A defensora pública-geral de Mato Grosso foi eleita presidente do Conselho Nacional dos Defensores Públicos-Gerais nesta terça-feira em Brasília. Eleita para presidir o Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) no biênio 2025/2026, a defensora pública-geral de Mato Grosso, Luziane Castro, assume o novo cargo com o compromisso de fortalecer o diálogo institucional e ampliar a atuação das Defensorias Públicas em todo o país. Ciente dos desafios, ela leva consigo a experiência acumulada à frente da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) e a convicção de que a união entre as instituições é essencial para avançar na garantia de direitos.
 
“Sem sombra de dúvidas teremos um grande desafio em 2025 e 2026 a frente desse Conselho. Nosso objetivo é dar continuidade a esse trabalho que vem sendo realizado, como o fortalecimento do Condege, fortalecer o diálogo com os órgãos federais e o crescimento das Defensorias em todo o Brasil. Neste ano nós conseguimos firmar um importante termo de cooperação onde as Defensorias conseguiram agora no ano de 2025 carretas e vans para ampliar os atendimentos e vamos continuar com esse diálogo, para conseguirmos mais avanços nos próximos anos”, disse Luziane.
A escolha por aclamação da chapa “Por uma Defensoria em constante avanço”, liderada por Luziane Castro, ocorreu nesta terça-feira (19), durante a 97ª reunião ordinária do Condege em Brasília (DF). A nova diretoria é composta por: Luziane Castro (presidente, DPEMT), Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves (vice-presidente, DPE-TO), Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior (secretária-geral, DPE-PI), Maria Madalena Abrantes Silva (secretária adjunta, DPE-PB), Vinícius Chaves de Araújo (coordenador-geral, DPE-ES).
Para o conselho fiscal, foram escolhidos: Mônica Palheta Furtado Belém (presidente, DPE-PA), José Leó de Carvalho Neto (DPE-SE), Ronaldo Francisco (DPE-SC) e Pedro Paulo Gasparini (DPE-MS).
“O Condege tem um rol de serviços prestado às Defensorias brasileiras. O Conselho contribui com o fortalecimento da instituição, com atuações como os protocolos integrados, termos de cooperação e o fortalecimento de relacionamentos institucionais com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A nova diretoria presidida pela defensora Luziane Castro trará continuidade a esse excelente trabalho em todo o país”, afirmou o vice-presidente eleito do Conselho, o defensor público-geral do estado do Tocantins, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves.
Luziane ingressou na Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) em 2004. Eleita pela primeira vez como defensora pública-geral em 2022, ela foi a primeira defensora de primeira instância a comandar o órgão e a segunda mulher a chefiar a DPEMT. Em 2024 ela foi reeleita ao cargo com 190 votos.
Paulo Henrique/Erika Oliveira/Caminho Político
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa páginafacebook: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário