Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

segunda-feira, 5 de maio de 2025

Janaina Riva reforça compromisso com diálogo e responsabilidade na construção da PEC da RGA

Em mais um passo rumo à construção de uma proposta sólida e consensual para a Proposta de Emenda Constitucional que trata da Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores públicos de Mato Grosso, a deputada estadual Janaina Riva (MDB) participou, nesta segunda-feira (5), de uma reunião com o procurador-geral de Justiça, Rodrigo Fonseca. O encontro contou também com a presença do deputado Lúdio Cabral (PT), da presidente da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos de Mato Grosso (Fessp-MT), Carmen Machado, e de representantes de diversas entidades sindicais.
O foco da reunião foi a análise da constitucionalidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 01/2025, que trata da recomposição inflacionária dos salários dos servidores estaduais.
“Foi uma reunião de trabalho muito produtiva. Discutimos a constitucionalidade dos temas abordados e ouvimos o posicionamento do procurador-geral, que nos trouxe luz sobre aquilo que pode ou não ser alterado, com base na jurisprudência do STF”, destacou Janaina.
A deputada enfatizou a importância de avançar com cautela e responsabilidade, respeitando os limites legais e orçamentários do Estado. “Ainda não temos uma convicção sobre a forma de vinculação do índice. Por isso, pedimos que o projeto não avance na tramitação neste momento, para que possamos construir uma redação de consenso com todas as entidades representativas dos servidores”, explicou.
Diálogo com instituições estratégicas
A reunião com o Ministério Público integra uma série de encontros promovidos pela comissão especial da Assembleia Legislativa, liderada por Janaina Riva, com o objetivo de ouvir diferentes setores da sociedade antes da conclusão da proposta.
No início de abril, os deputados se reuniram com o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, que se comprometeu a auxiliar na busca por um consenso entre o governo e os servidores. O TCE também ofereceu apoio técnico para a construção de uma proposta viável e juridicamente segura.
A comissão também já dialogou com representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT), que manifestaram apoio à recomposição salarial, reconhecendo o impacto positivo que ela pode gerar na economia estadual.
Próximos passos
A próxima agenda da comissão será com representantes do Poder Judiciário, dando continuidade ao processo de escuta ampla e construção coletiva da PEC da RGA. A expectativa é de que todas as agendas sejam concluídas até os meses de junho e julho, possibilitando a apresentação de um texto final equilibrado, que atenda às demandas dos servidores sem comprometer a responsabilidade fiscal do Estado.
“Estamos lidando com o futuro de milhares de famílias. Isso exige responsabilidade e transparência de todos os envolvidos nesse debate”, finalizou Janaina.
Assessoria/Caminho Político
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa páginafacebook: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário