Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sexta-feira, 23 de maio de 2025

Não é o caso de a Polícia Federal agir, diz Lewandowski sobre espiões estrangeiros no Brasil

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta quinta-feira (22) que não há indícios de uma atuação em larga escala de espiões estrangeiros em território nacional. A fala acontece um dia após o New York Times divulgar uma reportagem relatando que agentes russos teriam usado o Brasil como base para operações de inteligência nos últimos anos, utilizando identidades brasileiras falsificadas.
Segundo Lewandowski, o caso que está em investigação é isolado e está sob responsabilidade do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro também garantiu que os órgãos de inteligência e segurança do país — incluindo as Forças Armadas, a Polícia Federal e a Abin — acompanham o tema com regularidade.
“Não há nada de concreto nesse sentido de que há uma ação em larga escala de espiões, sejam da Rússia, sejam de qualquer país. Nossas autoridades, tanto do setor militar quanto do setor policial, mesmo da Abin, estão atentos para isso, estão funcionando regularmente”, afirmou o ministro.
“Quando o Judiciário decidir, o governo brasileiro tomará a decisão correspondente à decisão do Supremo Tribunal Federal neste caso. Enquanto não houver, digamos assim, uma ação criminosa, não é o caso da Polícia Federal ingressar na questão”, completou.
Assessoria/Caminho Político
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa páginafacebook: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário