Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

segunda-feira, 19 de maio de 2025

Papa Leão XIV recebe Anel do Pescador e inicia oficialmente pontificado

Uma missa realizada na Praça São Pedro para milhares de fiéis marcou o começo, oficial, do pontificado do papa Leão XIV. A cerimônia começou dentro da Basílica, onde os religiosos se reuniram diante do túmulo de São Pedro e consagraram as insígnias apostólicas que depois foram levadas em procissão até o altar.
A passagem do Evangeliário, do Pálio e do Anel do Pescador ao papa Leão XIV oficializa o pontificado do novo líder da Igreja Católica. Antes de começar a celebração, o papa Leão XIV passou com o papamóvel entre cerca de 200 mil fiéis presentes na praça São Pedro. Durante a missa, os símbolos foram transferidos ao novo papa. O anel do pescador foi entregue ao papa Leão XIV por cardeal filipino Antônio Tagle — que antes do conclave, era cotado a ser o próximo pontífice.
Visivelmente emocionado, o papa Leão XIV recebeu o anel, observou o item e fez um momento de auto reflexão.
Na homilia, o papa falou sobre a missão que recebeu e lembrou a morte do antecessor, Francisco, que morreu aos 88 anos. “A Morte do papa Francisco encheu nossos corações de tristeza, e naquela hora difícil sentimos como as multidões do evangelho dizem: ‘como ovelhas sem pastor’. No entanto, precisamente no dia de Páscoa, recebemos sua última benção e, à luz da ressureição, recebemos a certeza que o Senhor nunca abandona o seu povo, mas congrega-os quando se dispersa”, afirmou Leão XIV.
O papa também se colocou em posição de fiel para pedir à Igreja ajuda para servir e unir a comunidade Católica em torno do amor. “Fui escolhido sem qualquer mérito e, com temor e tremor, venho até vocês como um irmão que deseja fazer-se servo da fé e da alegria, percorrendo com vocês o caminho do amor de Deus, que nos quer a todos unidos numa única família.”, disse Leão XIV na missa que marcou o início de pontificado.
“Pescar a humanidade para salvá-la das águas do mal e da morte”
Ainda na homilia, Leão XIV refletiu sobre a missão de Pedro, o primeiro papa, como pescador de homens e traduziu o desafio para os tempos atuais. “O ministério de Pedro é marcado precisamente por este amor oblativo, porque a Igreja de Roma preside na caridade e a sua verdadeira autoridade é a caridade de Cristo. Não se trata nunca de capturar os outros com a prepotência, com a propaganda religiosa ou com os meios do poder, mas se trata sempre e apenas de amar como fez Jesus.”
Após missa, o papa Leão XIV recebeu autoridades e chefes de estado para os cumprimentos oficiais. Estes, estavam acompanhamento a celebração na Praça São Pedro. Entre as autoridades presentes, Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil compareceu à sessão de cumprimentos e entregou um documento ao papa Leão XIV.
Assessoria/Correio Braziliense/Caminho Político
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa páginafacebook: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário