Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sábado, 31 de maio de 2025

Várzea Grande apresenta potencial turístico com foco na valorização cultural e economia criativa

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, participa da FIT Pantanal 2025 com um estande de 36m² que representa o novo posicionamento estratégico da cidade no setor turístico, já que é o maior espaço da história da cidade no evento. A proposta é mostrar que o Município tem ações que valorizam sua cultura, religiosidade, economia criativa e atrativos históricos e naturais.
“A participação de Várzea Grande na FIT Pantanal este ano vai representar um marco para o novo posicionamento turístico da cidade. Vamos mostrar que Várzea Grande tem identidade, história, cultura viva e um povo criativo que sabe acolher. Através de ações estruturadas e do envolvimento da comunidade, queremos transformar o turismo em uma política pública permanente, que gera emprego, renda e orgulho para os várzea-grandenses”, pontuou a prefeita Flávia Moretti (PL).
De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Edu Sá, o planejamento apresentado pela gestão municipal foi construído a partir de cinco eixos estratégicos: organizar, estruturar, capacitar, atrair e competir. “Ao todo, são 38 ações de curto, médio e longo prazo, aprovadas pelo Conselho Municipal de Turismo durante reunião ordinária realizada em março. O objetivo é consolidar o turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social, com a participação efetiva do trade turístico local”, explicou.
A programação de Várzea Grande na FIT Pantanal começa no dia 5 de junho, com participação no Fórum Empresarial 2025: Invista no Turismo Mato-Grossense, das 8h às 13h, no auditório da Fecomércio. No mesmo dia, das 14h às 17h, o Município participa do evento “Conexão FIT - Cases Inspiradores no Turismo de Mato Grosso”, com o lançamento oficial do projeto “Quintais de Turismo e Cultura”, uma das 15 iniciativas selecionadas entre mais de 200 inscrições. “Essa proposta visa oferecer experiências de turismo de base comunitária, incluindo visitas aos ensaios de grupos culturais e oficinas com mestres da cultura local”, acrescenta.
Entre os dias 5 e 8 de junho, o público pode visitar o estande de Várzea Grande no Centro de Eventos do Pantanal — das 17h às 22h na quinta e sexta-feira, e das 15h às 22h no sábado e domingo. O espaço terá símbolos da identidade várzea-grandense, como a maquete da Igreja Nossa Senhora da Guia, canoa ribeirinha, demonstrações das redeiras de Limpo Grande e artesãos locais confeccionando violas de cocho e peças em pintura.
A praça de alimentação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) também conta com a presença das peixarias de Várzea Grande, Tarumã e 4R de Bonsucesso, que representam a tradicional Rota do Peixe, funcionando nos mesmos horários do estande. No espaço do artesanato, a Associação das Manifestações Folclóricas de Mato Grosso – AMFMT, e, a Associação das Redeiras de Limpo Grande - Tece Arte, irão comercializar seus produtos, promovendo a economia criativa e gerando renda para artesãos locais.
“Já na programação cultural o palco principal da FIT Pantanal vai valorizar os grupos tradicionais de Várzea Grande, que estarão apresentando pela primeira vez na história do evento”, lembra o superintendente.
No dia 5 de junho, apresentaram-se o Grupo Estrela Guia Mirim e o Grupo Estrela Guia Juvenil, ambos da AMFMT. No dia 6 de junho, será a vez dos grupos Primos e Primas do Capão do Piqui e Estrela Divina (Cururu e Siriri) da AMFMT. No encerramento, dia 8 de junho, sobem ao palco o Grupo de Rasqueado e Lambadão Estrela Guia (AMFMT) e o Grupo Divino Siriri de Bonsucesso.
A participação de Várzea Grande na FIT Pantanal, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo de Várzea Grande, Mário Quidá, consolida um novo momento para o turismo da cidade. “Trabalhamos para que o Município deixe de ser visto apenas como uma cidade de passagem e se torne parada e destino. Esse é um passo importante dentro do plano de governo da prefeita Flavia Moretti e do vice Tião da Zaeli e da política pública validada com o Conselho de Turismo, que tem a participação do trade e da sociedade”, destacou o gestor.
Assessoria/Caminho Político
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa páginafacebook: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário