O deputado Dr. Eugênio de Paiva (PSB) avaliou o recente investimento de empresas e produtores no Araguaia e a construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) como mais uma alavanca das transformações econômicas e sociais na região. O evento teve apoio da Igreja Boa Semente e organização de Luiz Antônio Pagot e da deputada federal e primeira-dama de Água Boa Juliana Kolankiewicz. O Deputado do Araguaia fez a avaliação durante o Fórum Corredor Logístico Ferroviário e Oportunidades Regionais, durante a audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa na sexta-feira (27/06), em Água Boa. A ferrovia tem previsão de chegar ao município em 2028.
O evento teve presença do vice-governador Otaviano Pivetta e dos senadores Jayme Campos e Wellington Fagundes, 26 prefeitos da região, ex-prefeitos e cerca de 220 vereadores entre as autoridades.
O vice-governador Otaviano Pivetta diz que um dos indutores para o desenvolvimento da região é Dr Eugênio, que ele chamou de “deputado distrital” do Araguaia. “Obrigado Dr. Eugênio, querido deputado distrital”, disse.
Para depois concluir: “Eu nunca vi o deputado Dr Eugênio ir falar comigo, com o secretário Fábio Garcia e com o governador Mauro e cobrar e reivindicar algo que não fosse para o Araguaia. O investimento de 33% de obras que vem para cá é obrigação do governo, mas é importante ter uma liderança firme como Dr. Eugênio”, descreveu o vice-governador.
A FICO está em construção pela Vale, já no Estado de Mato Grosso, no município de Cocalinho, na divisa com Goiás.
O debate sobre o modal ferroviário teve a participação do vice-governador Otaviano Pivetta, os consultores Edeon Vaz Ferreira, do Movimento Pró-Logística, Luiz Antônio Pagot, da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA), e do gerente de Regulação Ferroviária da Associação Nacional dia Transportes Terrestres (ANTT).
Impactos da ferrovia
“Estamos mostrando para Mato Grosso e o Brasil com esse fórum as transformações que esse modal ferroviário está trazendo para a região Araguaia. Nós vamos ver o impacto que vai causar aqui na região a chegada da ferrovia”, constatou Dr. Eugênio.
Para o Deputado do Araguaia, está claro na região e entre empreendedores que a FICO mudará historicamente o perfil do modo de vida, do emprego, da renda e da produção do Araguaia.
“Vejam que essas empresas elas vêm para a região não é porque gostam do deputado ou do prefeito. Elas fazem análise de mercado extremamente rigorosa. E o resultado disso é que eles enxergaram essa potencialidade de investir aqui na região Araguaia”, disse Dr Eugênio.
O deputado analisa que aqueles que são empreendedores, que têm uma visão diferenciada, estão investindo no momento certo no Araguaia. “Você que quer empreender, venha para o Araguaia. As cidades estão desenvolvendo de forma gigantesca”, comemora.
“Quatro usinas de etanol de milho estão sendo instaladas na região. Uma em Água Boa, uma em Canarana, outra em Querência e outra pronta na cidade de Porto Alegre do Norte”, relaciona os investimentos recentes no Araguaia.
Influência da ferrovia no Araguaia
Os técnicos que fizeram exposições no fórum e audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa destacaram os impactos da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO).
Para o consultor em infraestrutura e logística da AMPA, Luiz Antônio Pagot, o modal de logística integrada tem o poder de provocar o chamado efeito arraste de empresas na região onde se instala.
“Se tem.uma pera (terminal) ferroviária em Água Boa, a área de influência dela é uma circunferência de 150 Km”, explica. “Você consegue ter um agregado de indústrias, agroindústrias e prestadores de serviços”, exemplifica Pagot sobre a indução ao desenvolvimento do modal ferroviário.
Já o consultor e diretor Executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira, calcula mais renda aos produtores mato-grossenses. Isso ocorre devido ao menor custo do frete da ferrovia em comparação com frete rodoviário.
“A grande preocupação do produtor é que sobre no bolso dele um pouco do que ele paga frete caro. Isso é descontado do produtor. Tudo que acontece do porto até à fazenda é descontado dele”, comparou Edeon.
Terminal ferroviário em Água Boa
O gerente de Regulação Ferroviária da Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) Fernando Feitosa reforçou que a obra chegará em Água Boa dentro do cronograma previsto em 2028.
“Esaa é uma obra prevista com 100% da execução e conclusão. Inclusive se estendendo até Água Boa.
Ele justificou a decisão com os investimentos já contratados e pagos e os futuros desembolsos para a construção da ferrovia
Dr Eugênio – O Deputado do Araguaia
@dreugêniomt @dr.marianofilho @jusouzakolankiewicz @marcioaguiarbaco @reginaldocolle @edeonvazferreira Luiz Antônio Pagot @luizantoniopagot
#FICOMT #araguaiamt #ferroviamt #dreugêniomt #odeputadodoaraguaia
Assessoria/Caminho Político
📲 📰 Siga o Caminho Político nas redes sociais
Instagram: https://www.instagram.com/caminhopoliticomt
Facebook: https://www.facebook.com/cp.web.96
Nenhum comentário:
Postar um comentário