O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (foto), elogiou a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de bombardear instalações nucleares do Irã. Em pronunciamento divulgado nas redes sociais, Netanyahu agradeceu ao republicano e disse que a ação representa um ponto de inflexão no conflito. “Senhor presidente, obrigado pela sua decisão ousada de mirar no Irã. Isso vai mudar a história (…) os Estados Unidos fizeram o que nenhum outro país no mundo poderia fazer”, disse o premiê. Segundo Netanyahu, a ofensiva foi realizada em “total coordenação” com o governo israelense e teve como alvos os três principais centros nucleares iranianos: Fordow, Natanz e Isfahan.
“Essa promessa foi cumprida”, afirmou. “Há pouco tempo, em total coordenação entre mim e o presidente Trump, e em total coordenação operacional entre as FDI (Forças de Defesa de Israel) e as forças armadas dos Estados Unidos, os Estados Unidos atacaram as três instalações nucleares do Irã: Fordow, Natanz e Isfahan”.
Netanyahu afirmou que o ataque representa uma continuidade dos esforços conduzidos por Israel para enfraquecer o programa nuclear iraniano, “que ameaçava a nossa própria existência e também colocava em risco a paz do mundo inteiro”.
Ele também relatou ter recebido uma ligação de Trump logo após a operação. “Foi uma conversa muito calorosa e comovente. […] O presidente Trump é um líder forte do mundo livre. Ele é um grande amigo de Israel, um amigo como nenhum outro.”
No mesmo vídeo, Netanyahu afirmou: “Nós estamos juntos, nós lutamos juntos, e com a ajuda de Deus, venceremos juntos. Como diz o versículo: ‘Nós ascenderemos, pois podemos vencê-los’.”
“Ataque muito-bem sucedido”
Pouco antes, o presidente americano havia confirmado a ofensiva em sua rede social, Truth Social.
“Concluímos nosso ataque muito bem-sucedido às três instalações nucleares do Irã, incluindo Fordow, Natanz e Isfahan. Uma carga completa de bombas foi lançada sobre a principal instalação, Fordow”, escreveu.
Em um breve pronunciamento na noite deste sábado, Trump justificou os bombardeios: “Ou haverá paz, ou haverá tragédia para o Irã”.
As instalações atingidas são estratégicas para o programa nuclear iraniano. Fordow e Natanz são os dois principais centros de enriquecimento de urânio do país. Já Isfahan abriga depósitos de material enriquecido próximo ao grau de bomba, segundo inspetores internacionais.
Reação do Irã
Em resposta, a TV estatal iraniana exibiu um gráfico com o título “Dentro do alcance de fogo do Irã”, destacando em vermelho as bases militares americanas na região.
Durante a transmissão, um comentarista declarou: “Todo cidadão americano ou militar na região é agora um alvo legítimo”.
O ataque marca a entrada oficial dos Estados Unidos no conflito iniciado em 13 de junho entre Israel e Irã. Desde fevereiro, Trump vinha sinalizando um endurecimento da postura contra Teerã.
Na semana passada, ele afirmou que “já tinha o controle do céu do Irã” e sugeriu saber a localização do líder supremo Ali Khamenei, embora tenha dito que não ordenaria sua morte “por enquanto”.
Assessoria/Caminho Político
📲 📰 Siga o Caminho Político nas redes sociais
Instagram: https://www.instagram.com/caminhopoliticomt
Facebook: https://www.facebook.com/cp.web.96
Nenhum comentário:
Postar um comentário