O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afirmou neste domingo (22) que a Parada do Orgulho LGBT+ é símbolo de “resistência” e reafirma os valores da diversidade, do respeito e da dignidade humana. A 29ª edição da Parada LGBT+ é realizada neste domingo (22), na Avenida Paulista, em São Paulo. Neste ano, o evento tema como tema "Envelhecer LGBT+: Memória, Resistência e Futuro". “A Parada do Orgulho LGBTQIA+ em São Paulo reafirma o valor da diversidade, do respeito e da dignidade humana. O STF, no cumprimento de sua missão constitucional, tem reconhecido a centralidade desses princípios em diversas decisões”, afirmou o ministro.
Decano da Corte, o ministro citou decisões do STF em prol da comunidade LGBT+, como o reconhecimento da união estável entre pessoas do mesmo sexo, de 2011, e a criminalização da homofobia e da transfobia enquadradas como forma de racismo, em 2019.
Também mencionou determinação mais recente do Supremo, de 2020, sobre o direito à doação de sangue por homens homossexuais e bissexuais, sem discriminação. “A Constituição Federal de 1988 garante a todos o direito à liberdade e à igualdade. Que a celebração de hoje, símbolo de resistência, seja também um lembrete do nosso compromisso contínuo com esses valores!”, disse Gilmar Mendes.
Assessoria/Caminho Político
📲 📰 Siga o Caminho Político nas redes sociais
Instagram: https://www.instagram.com/caminhopoliticomt
Facebook: https://www.facebook.com/cp.web.96
Nenhum comentário:
Postar um comentário