Ministério Público do Estado de Mato Grosso

Ministério Público do Estado de Mato Grosso
Av. Desembargador Milton Figueiredo Ferreira Mendes, s/n°

PROGRAMA ADILSON COSTA com RÉGIS OLIVEIRA

PROGRAMA ADILSON COSTA com RÉGIS OLIVEIRA
na Rádio Cuiabana FM 106.5 de Segunda a Sexta das 16hs ás 17hs e nas plataformas digitais.

Ser motorista parceiro(a) 99 tem inúmeros benefícios.

Ser motorista parceiro(a) 99 tem inúmeros benefícios.
Incentivos para motoristas parceiros

domingo, 29 de junho de 2025

Xuxu Dal Molin expõe prejuízos no campo e abre caminho para revisão do FETHAB em Mato Grosso

Durante o lançamento nacional da colheita do milho, realizado em Lucas do Rio Verde, o deputado estadual Xuxu Dal Molin (União Brasil) levou ao conhecimento do Governo de Mato Grosso uma grave preocupação: o atual valor do FETHAB (Fundo Estadual de Transporte e Habitação) está comprometendo a renda dos produtores e tornando inviável a produção de soja e milho no estado. Essa é também uma angústia de diversas entidades, entre elas a Aprosoja.
O parlamentar defendeu que, diante do expressivo aumento da área plantada e da produtividade do agronegócio mato-grossense, é hora de discutir a redução da alíquota do FETHAB, em vez de continuar promovendo aumentos semestrais.
“A arrecadação do estado cresce com o aumento da produção. O que não se pode é penalizar ainda mais o setor produtivo, que já sofre com altos custos. O FETHAB precisa ser revisto com urgência para não inviabilizar o campo”, afirmou Dal Molin.
Atualmente, o reajuste do FETHAB é feito com base na correção da UPF (Unidade Padrão Fiscal), o que tem encarecido significativamente a carga tributária sobre os produtores. Segundo o deputado, a forma como os valores vêm sendo atualizados está comprometendo a rentabilidade das lavouras e o equilíbrio da cadeia produtiva.
Governo se compromete a congelar reajuste
Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (25), o deputado voltou a tratar do tema com o governador Mauro Mendes, que se comprometeu a congelar o aumento previsto para este mês de junho, abrindo espaço para a retomada do diálogo com o setor. Dal Molin comemorou a sinalização do Executivo, mas afirmou que continuará atuando para que haja não apenas o congelamento, mas também a diminuição gradual da alíquota, como forma de devolver fôlego ao agro mato-grossense.
“O FETHAB, da forma como está sendo corrigido, tornou-se um fator de estrangulamento para o campo. Vamos insistir nesse debate porque a redução é necessária. Mato Grosso precisa de um sistema tributário justo para quem produz, gera emprego e sustenta a economia”, completou o parlamentar.
Assessoria/Caminho Político
📲 📰 Siga o Caminho Político nas redes sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário