Ministério Público do Estado de Mato Grosso

Ministério Público do Estado de Mato Grosso
Av. Desembargador Milton Figueiredo Ferreira Mendes, s/n°

quinta-feira, 10 de julho de 2025

Acricorte marca o lançamento da Associação Nacional de Pecuária e união histórica do setor

Durante o maior evento da pecuária de corte do Brasil, o Acricorte, promovido pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), foi oficializada a criação da Associação Nacional de Pecuária, uma iniciativa inédita que marca um novo capítulo na história da agropecuária brasileira. O lançamento foi celebrado com entusiasmo por representantes das principais entidades do setor, que agora se unem sob uma mesma bandeira para fortalecer a pecuária de corte no Brasil.
A nova associação é formada por seis importantes entidades regionais: a Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso), a Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), a Acripará (Associação dos Criadores do Estado do Pará), a Assocon (Associação Nacional dos Confinadores), a Apron (Associação dos Pecuaristas de Rondônia) e a NPTO (Associação do Novilho Precoce Tocantinense). Juntas, essas instituições representam cerca de 107 milhões de cabeças de gado, o equivale a impressionantes 45% do rebanho bovino nacional.
Para o presidente da Acrimat, Oswaldo Ribeiro Junior, Mais do que uma aliança estratégica, a criação da Associação Nacional de Pecuária simboliza o esforço coletivo do setor para conquistar mais representatividade, atuar com maior força política e técnica nas pautas que envolvem a produção pecuária e enfrentar, de forma coordenada, os desafios que impactam o campo. “Representamos juntos quase metade do rebanho bovino do país. Isso mostra o peso e a responsabilidade que temos nas mãos. Nossa missão, a partir de agora, é somar esforços, defender nossos produtores com ainda mais firmeza e participar ativamente das decisões que impactam o presente e o futuro do nosso setor”, destaca Oswaldo.
A nova entidade nasce com o propósito de defender os interesses dos pecuaristas brasileiros, promover avanços tecnológicos e regulatórios e impulsionar a competitividade da carne brasileira nos mercados nacional e internacional.
A solenidade de assinatura do termo de criação foi marcada por discursos emocionados, aplausos e o sentimento de que a união faz, de fato, a força. A expectativa é de que essa articulação inédita se transforme em referência para outros setores do agronegócio, consolidando uma voz única e poderosa em defesa de uma pecuária mais forte, sustentável e integrada.
Assessoria/Caminho Político
📲 📰 Siga o Caminho Político nas redes sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário