Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sábado, 12 de julho de 2025

Alckmin vai liderar grupo com empresários contra tarifa de Trump

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou nesta sexta-feira (11) que o governo brasileiro terá desdobramentos nos próximos dias em resposta à tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.
Alckmin ficará responsável por coordenar o diálogo com o setor empresarial para definir as reações do Brasil ao tarifaço anunciado pelo presidente norte-americano Donald Trump. A decisão foi tomada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O governo ainda define a lista de empresários que farão parte do comitê, mas a ideia é reunir representantes de todos os setores potencialmente impactados. Entre eles, destaque para produtores de carne bovina, suco de laranja, café e indústria de tecnologia.
A Embraer, fabricante de aeronaves, também deve integrar o grupo. Além de autoridades do governo, o setor produtivo estará diretamente envolvido nas discussões, com empresários de vários ramos da economia — sobretudo os mais afetados pela sobretaxa. O grupo irá tratar não apenas de estratégias para negociação com os Estados Unidos, mas também de alternativas em caso de impasse, como a busca por novos mercados para os produtos brasileiros.
Nesta sexta-feira, Lula reforçou que, se não houver acordo, o Brasil adotará medidas de retaliação. “Se não tiver jeito no papo, nós vamos estabelecer a reciprocidade: "Taxou aqui, vamos taxar lá”, afirmou o presidente.
Alckmin classificou a sobretaxa como “totalmente equivocada” e lembrou que o Brasil mantém alíquota média de 2,7% para produtos americanos. “Nós que deveríamos estar reclamando do déficit da balança comercial”, completou.
Além da articulação com empresários, o governo mobilizou ministérios como Itamaraty, Casa Civil, Fazenda e Relações Institucionais para lidar com o caso. A expectativa é tentar uma solução diplomática antes da entrada em vigor da tarifa.
Assessoria/Caminho Político
📲 📰 Siga o Caminho Político nas redes sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário