Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sábado, 26 de julho de 2025

CAMINHO DO ESPORTE: Recordista sul-americano do dardo, Luiz Maurício quer aproveitar a atmosfera do Troféu Brasil

Luiz Maurício da Silva (Praia Clube-Exército-CEMIG-Futel-MG) disputa o 44º Troféu Brasil Interclubes de Atletismo Loterias Caixa em meio a sua preparação para o Mundial do Japão, em setembro. Por isso, o recordista brasileiro e sul-americano do lançamento do dardo não projeta marcas, mas quer "aproveitar a atmosfera" do principal campeonato interclubes da América do Sul.
A competição será novamente realizada em São Paulo, de 31 de julho a 3 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), com entrada gratuita e transmissão pela TV Atletismo Brasil e Canal Olímpico.
"Meu principal objetivo é competir e aproveitar toda a atmosfera, essa magnitude, que o Troféu Brasil tem, para continuar minha preparação rumo ao Mundial", disse o juiz-forano Luiz Maurício, de 25 anos. "Estamos em um nível de treinamento um pouco puxado agora, para soltar nos próximos meses. Então não será fácil fazer um bom resultado, mas a minha entrega será de 100%. Vou buscar o melhor resultado dentro das possibilidades deste momento. Estou motivado, feliz e ansioso de fazer parte dessa edição de 2025", completou.
O Troféu Brasil de 2024, que também foi disputado na pista do CTPB, foi muito especial para o lançador. Luiz Maurício foi campeão com índice olímpico e recorde sul-americano da prova, com a marca de 85,57 m, ultrapassando, pela primeira vez, a marca dos 85 metros. Nos Jogos Olímpicos de Paris, o atleta mineiro conseguiu mais um feito: bateu novamente o recorde sul-americano (85,91 m) e colocou o Brasil em uma final olímpica da prova após 92 anos - ele terminou os Jogos na 11ª posição.
Na temporada de 2025, Luiz já melhorou o recorde sul-americano outras duas vezes, e está cada vez mais perto da marca dos 87 metros. Em 31 de maio, venceu o Kip Keino Classic, em Nairóbi (Quênia), com um lançamento de 86,34 m. Em junho, fez sua estreia na Liga Diamante, o principal circuito de provas da World Athletics, em grande estilo: Luiz bateu o recorde sul-americano pela quarta vez na carreira, com a marca de 86,62 m, e ficou em terceiro lugar no Meeting de Paris.
"Estamos muito felizes com tudo o que tem acontecido esse ano. Estamos nos preparando para o Mundial e a preparação do Luiz está muito boa", avaliou o técnico Fernando Barbosa de Oliveira, que agradeceu o apoio da CBAt, do COB e da Comissão de Esportes do Exército - Luiz treina na Escola de Educação Física da força terrestre (EsEFEx), no Rio de Janeiro.
Após o Troféu Brasil, Luiz Maurício ainda disputa o GP Brasil de Atletismo, dia 24 de agosto, em Bragança Paulista, e depois segue para a aclimatação para o Mundial, que começa em 13 de setembro.
As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.
Assessoria/Caminho Político
📢 Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
📲 📰 Siga o Caminho Político nas redes sociais
📰www.caminhopolitico.com.br
📰www.debatepolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário