Entrevista no Programa Adilson Costa com participação especial do Jornalista Régis Oliveira na Rádio Cuiabana FM 106.5 de Segunda a Sexta das 16hs ás 17hs e nas plataformas digitais. Conhecida como Professora Graciele, a deputada é educadora da rede pública estadual e já atuou como vereadora no município de Sinop entre 2021 e 2024, tendo sido a mais votada no pleito municipal. Em 2022, concorreu ao cargo de deputada estadual e recebeu 7.580 votos. Ao tomar posse na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), destacou em seu pronunciamento o compromisso de fortalecer pautas regionais e ampliar o debate sobre agricultura familiar, meio ambiente, educação, cultura e inclusão social.Graciele é professora da Educação Básica e do Ensino Superior, nascida em Iporã (PR) em 1985 e criada desde a infância em Sinop (MT), para onde se mudou com apenas três anos de idade. Filha de trabalhadores, cresceu entre bairros periféricos e áreas rurais, vivendo desde cedo a realidade das famílias populares do município. Começou a trabalhar aos 12 anos em diversas funções, como empregada doméstica, babá, zeladora e esteticista, até conquistar estabilidade como servidora pública na educação.
Foi a primeira da família a acessar o ensino superior, graduando-se em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Sinop, onde também cursou uma especialização em Docência do Ensino Superior. Mais tarde, concluiu o mestrado em Educação no campus da UNEMAT em Cáceres, período no qual também atuou em projetos sociais ligados aos direitos humanos e às periferias.
Seu envolvimento com os movimentos sociais começou na adolescência, com a participação em grupos de jovens, projetos com adolescentes das periferias, e, posteriormente, em articulações do movimento negro, de mulheres, da juventude, da cultura e da educação pública. Também foi presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UNEMAT.
É sindicalizada ao SINTEP-MT e à ADUNEMAT e integra o Coletivo Sinop Para Elas, por meio do qual atua na luta pela valorização das mulheres, da educação pública e dos direitos das minorias.
Em 2020, foi eleita vereadora de Sinop pelo Partido dos Trabalhadores (PT), com 1.122 votos, sendo a única mulher eleita para a legislatura 2021–2024. Em 2022, foi a mulher mais votada da cidade, com 1.882 votos, e concorreu ao cargo de deputada estadual, ficando na suplência.
Deputada Graciele apresentou 10 Projetos Leis, 18 Indicações,103 Moção de aplausos, realizou Audiências Públicas e visitou diversos municípios de MT, defensora da Agricultura Familiar, da Educação, do Meio Ambiente e das causas de Defesa e Proteção da Mulher.
Assessoria/Caminho Político
Jornalismo profissional e de qualidade. Acompanhe as últimas notícias de Cuiabá, de Mato Grosso, de Brasil e do Mundo.
Curta nosso Instagram: @caminhopoliticomt
Curta nossa páginafacebook: @caminhopolitico
Curta nosso facebook: /cp.web.96
@caminhopolitico @cpweb
Nenhum comentário:
Postar um comentário